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http://hdl.handle.net/10071/19157
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dc.contributor.advisorMouro, Carla Sofia Lopes Leal-
dc.contributor.advisorBaltazar, Ana Patrícia Pereira Duarte-
dc.contributor.authorSilva, Ana Carolina Trindade Gomes da-
dc.date.accessioned2019-12-12T16:58:47Z-
dc.date.issued2019-11-12-
dc.date.submitted2019-09-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Carolina Trindade Gomes da - A imagem social da responsabilidade social das organizações: o papel da identidade pró-ambiental e dos comportamentos de consumo sustentável [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19157>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/19157-
dc.description.abstractNo ano de 2006 foi realizada uma investigação com o propósito de verificar o significado social da responsabilidade social das organizações (RSO) em Portugal. Passou sensivelmente uma década, e ao contrário do que acontecia, é agora uma área regulada, com expressão a nível académico e incentivada ao nível empresarial. Este estudo que contou com uma amostra de 168 indivíduos, permitiu atualizar o conhecimento sobre a imagem da RSO em Portugal. Somado ao objetivo geral, tínhamos como objetivos específicos aprofundar o conhecimento sobre a relação entre a imagem da RSO, a identidade pró-ambiental, e os comportamentos de consumo sustentável. Para tal, foi realizado um questionário online que incluía uma tarefa de associação livre de palavras para analisar a imagem social da RSO; um conjunto de itens com o objetivo de avaliar a frequência com que são adotados comportamentos de consumo sustentável; e um grupo de itens que permitiram medir o grau de identificação dos indivíduos com a causa ambiental. A imagem da RSO encontrada não se mostrou muito diferente da investigação de há uma década: um dos grupos associa a RSO às boas condições de trabalho, a organizações que que valorizam o bom ambiente no local de trabalho e pagam salários justos aos seus colaboradores; outra das associações frequentes é a preocupação ambiental e social, ou seja, os indivíduos entendem organizações socialmente responsáveis como aquelas que dão apoio a causas sociais e que se preocupam com a sociedade, bem como com o facto de demonstrarem preocupação na forma como agem com o ambiente; é possível verificar ainda que alguns indivíduos associam estas organizações a condutas éticas, ou seja, a organizações que cumprem o seu dever cívico e que respeitam as diretrizes legais. Os comportamentos de consumo sustentáveis e a identidade ambiental mostraram não ter impacto na forma como os participantes entendem a RSO.por
dc.description.abstractIn 2006 an investigation was conducted to verify the social significance of organizations' social responsibility (RSO) in Portugal. Noticeable a decade has passed, and contrary to what was happening, it is now a regulated area, with academic expression and encouraged at the corporate level. This study, which included a sample of 168 individuals, allowed us to update the image about RSO in Portugal. In addition to the overall objective, we had specific puroposes to deepen the knowledge about the relationship of three variables, the image of the RSO, the pro-environmental identity, and sustainable consumption behaviors. To this end, an online questionnaire was conducted that included a free association task of words to analyze the social image of the RSO; a set of items aimed at assessing the frequency with which sustainable consumption behaviors are adopted; and a group of items that allowed measuring the degree of identification of individuals with the environmental cause. The update of the image of the RSO found did not look much different from the investigation of a decade ago: one of the groups associates the RSO with good working conditions, organizations which value the good workplace environment and pay their employees fair wages; Another frequent association is environmental and social concern, that is, individuals understand socially responsible organizations as those that support social causes and care about society, as well as showing concern about the way they act with others. the environment; It is also possible to verify that some individuals associate these organizations with ethical conduct, that is, organizations that fulfill their civic duty and respect the legal guidelines. Sustainable consumption behaviors and environmental identity have been shown to have no impact on the way participants understand RSO.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectResponsabilidade social e das organizaçõespor
dc.subjectIdentidade pró-ambientalpor
dc.subjectComportamentos de consumo sustentávelpor
dc.subjectRepresentação socialpor
dc.subjectCorporate social responsibilitypor
dc.subjectPro-environmental identitypor
dc.subjectSustainable consumption behaviorspor
dc.subjectSocial representationpor
dc.titleA imagem social da responsabilidade social das organizações: o papel da identidade pró-ambiental e dos comportamentos de consumo sustentávelpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202319369por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Social e das Organizaçõespor
dc.date.embargo2021-11-11-
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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