Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19088
Autoria: Silva, Níbia Santos da
Orientação: Arriaga, Patrícia
Data: 12-Nov-2019
Título próprio: Gratificações e preferências de narrativas em filmes
Referência bibliográfica: Silva, N. S. da (2019). Gratificações e preferências de narrativas em filmes [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19088
Palavras-chave: Emoções
Gratificação emocional
Word of mouth
Movies
Emotions
Emotional gratification
Resumo: O avanço das novas tecnologias tem vindo a permitir o desenvolvimento de novos meios de produção e consumo de conteúdos de entretenimento, nomeadamente de filmes. O consumo de filmes é motivado por gratificações emocionais. Tais motivações podem ter origem na necessidade de retirar gratificações de prazer e satisfação intrínsecas ao filme - hedónica (e.g., rir ao assistir uma comédia) ou na necessidade de reflexão sobre determinado assunto - eudaimónica (e.g., assistir um filme com base em factos verídicos). O conjunto de informações que caracterizam o filme, como género, "casting" e sinopse, bem como as críticas de outros consumidores, são informações cruciais na tomada de decisão. Com base nisto, recorreu-se a um estudo experimental e a um conjunto de análises exploratórias a fim de identificar se as Gratificações Emocionas (GE) e "Word of Mouth" (WOM) são preditoras do interesse, bem como que emoções, critérios e GE são relevantes para as experiências de entretenimento. Para tal, foram aplicados questionários online a 92 participantes (75 do sexo feminino) com idade entre os 18 e os 60 anos. Os resultados evidenciaram que o interesse por um filme está relacionado com a partilha de opiniões e preferência por narrativas eudaimónicas. Verificou-se também a relevância de narrativas que promovem gratificações diretas e prazerosas, resultados que salientam a importância dos dois tipos de motivação, hedónica e eudaimónica. Além disso, verificou-se que a possível inclusão de informação emocional é do interesse dos participantes, uma vez que poderá promover o aumento da qualidade das experiências de entretenimento.
The advancement of new technologies has allowed the development of new means of production and consumption of entertainment content, namely movies. The consumption of movies is motivated by emotional gratifications. Such motivations may stem from the need to derive gratifications of pleasure and satisfaction intrinsic to the movie – hedonic gratifications (for example, laughing while watching a comedy), or the need to reflect on a subject – eudaimonic gratifications (for example, watching a movie based on true facts). The set of information that characterizes the film, such as genre, casting and synopsis, as well as criticism from other consumers, poses as crucial information on decision making. Bearing this in mind, we did an experimental study and a used a set of exploratory analyzes to identify how Emotional Gratifications (EG) and Word of Mouth (WOM) are predictors of interest as well as which emotional information, movie criteria and EG are relevant for the entertainment experience. To this end, we applied online questionnaires on 92 participants (75 female) aged 18 to 60 years. Results showed that the interest for a film is related to the sharing of opinions and preferences for eudaimonic narratives. The results also underlined the relevance of narratives that promote direct and pleasurable gratifications. These results highlight the importance of both types of motivation, hedonic and eudaimonic. In addition, it was found that it is of interest of the participants to include emotional information on rating systems as it can promote or enhance the quality of entertainment experiences.
Designação do grau: Mestrado em Ciências em Emoções
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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