Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19018
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoleiro, Carla-
dc.contributor.advisorCarvalho, Helena-
dc.contributor.authorFreitas, Emanuel Diogo Nunes-
dc.date.accessioned2019-12-09T16:41:49Z-
dc.date.issued2019-11-05-
dc.date.submitted2019-09-
dc.identifier.citationFreitas, E. D. N. (2019). O papel mediador do sentimento de segurança e pertença no efeito do bullying homofóbico na vida académica e no self dos/as jovens estudantes LGB [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19018pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/19018-
dc.description.abstractO bullying homofóbico nas escolas afeta o sentimento de segurança e pertença dos/as jovens estudantes LGB na comunidade escolar, com diversos impactos. O objetivo deste estudo foi compreender se a existência de práticas discriminatórias, de um currículo não inclusivo e se o sentimento de segurança e de pertença funcionam como fatores que podem operar como fatores acumulativos de risco nos/as jovens LGB que sofrem de bullying homofóbico. Deste modo, foi recolhido um questionário online, tendo sido validados 562 participantes de Portugal (15 aos 21 anos). Os resultados revelaram que o sentimento de segurança dos/as jovens LGB funciona como variável mediadora da relação do bullying homofóbico com o absentismo, bem como o desempenho académico. Ainda foi possível concluir que o sentimento de pertença medeia a relação entre o bullying e a baixa autoestima dos/as estudantes. São discutidos os resultados e as implicações para as políticas na educação.por
dc.description.abstractHomophobic bullying in schools affects the sense of safety and belonging to young LGB students in the school community, with various impacts. The aim of this research was then to understand whether the existence of non-discriminatory policies, a non-inclusive curricula, a sense of security and a sense of belonging operate as factors that can function as accumulative risk factors for LGB young people who suffer from homophobic bullying. Thus, an online questionnaire was used and 562 participants from Portugal (15 to 21 years old) participated. The results showed that the feeling of safety of LGB young people acts as a mediator of the relationship between homophobic bullying and absenteeism as well as academic performance. It was also possible to conclude that the feeling of belonging mediates the relationship between bullying and student’s low self-esteem. The outcomes and implications for policy in education are discussed.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectBullying homofóbicopor
dc.subjectPráticas discriminatóriaspor
dc.subjectCurrículo não Inclusivopor
dc.subjectSentimento de segurança e pertençapor
dc.subjectHomophobic bullyingpor
dc.subjectDiscriminatory practicespor
dc.subjectNon-inclusive curriculapor
dc.subjectFeeling of security and belongingpor
dc.titleO papel mediador do sentimento de segurança e pertença no efeito do bullying homofóbico na vida académica e no self dos/as jovens estudantes LGBpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202311163por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Riscopor
dc.date.embargo2020-11-04-
dc.subject.apa2980-
dc.subject.apa3020-
dc.subject.apa12900 Social processes and social issues-
dc.subject.apa13000 Social psychology-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_emanuel_nunes_freitas.pdf792,68 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.