Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19015
Autoria: Fonseca, André Filipe Correia Santana da
Orientação: Pereira, José Santana
Data: 13-Nov-2019
Título próprio: Negative campaigning in European parliamentary elections: the case of Portugal 2009 - 2019
Referência bibliográfica: Fonseca, A. F. C. S. da (2019). Negative campaigning in European parliamentary elections: the case of Portugal 2009-2019 [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19015
Palavras-chave: Negative campaigns
Electoral campaigns
European elections
TV spots and outdoors
Second-order elections
Campanhas negativas
Eleições europeias
Campanhas eleitorais
Tempos de antena e cartazes
Eleições de segunda ordem
Resumo: This study aimed to contribute to the literature on negative campaigning, by studying it on a never tested context: the campaigning to the European Parliament elections (second-order elections) in Portugal during 2009 to 2019. The main objective of this dissertation was to verify patterns of evolution along the period and test the conventional factors explaining campaign negativity outside a first-order electoral competition. In order to fulfil this goal, a content analysis approach was used. The focus was put on the political discourse on TV spots and outdoors. The results show that during this period campaign negativity fluctuated, being the 2014 campaign the one with more negativity, which is in accordance with many studies in the European context. Other conclusions of the study are that parties’ position on the polls tend to influence the amount of negativity used. Also, the use of this strategy is mostly seen at the beginning of campaigns, contrary to what the literature suggests, and ideology affects the level of negativity, being the most left-wing parties the more negative. Most of the campaign is focused on national policies and not European issues.
Este estudo teve o objectivo de contribuir para a literatura das campanhas negativas, estudando-as num contexto nunca antes analisado: as campanhas das eleições para o Parlamento Europeu (eleições de segunda ordem) em Portugal durante o período de 2009 a 2019. O principal objectivo desta dissertação foi o de verificar padrões de evolução durante o período e testar os factores tradicionais das campanhas negativas identificados nos estudos sobre eleições de primeira ordem. Para responder a esta questão é usado o método da análise de conteúdo, sendo analisados os tempos de antena e os cartazes produzidos pelos vários partidos. Os resultados mostram que, durante este período, o recurso à campanha negativa varia, sendo a campanha de 2014 a mais negativa, estando isto de acordo com muitos estudos feitos no contexto europeu. Outras conclusões do estudo são que a posição dos partidos nas sondagens tende a influenciar o recurso à campanha negativa. Além disso, esta estratégia é observável maioritariamente no início das campanhas, contrariamente ao sugerido pela literatura, e a ideologia afecta o nível de negatividade, sendo os partidos mais à esquerda os mais negativos. A maioria da campanha é focada em assuntos internos e não europeus.
Designação do grau: Mestrado em Ciência Política
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_andre_santana_fonseca.pdf598,73 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.