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http://hdl.handle.net/10071/19003
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Title: Quanto mais sei, menos como? Examinando a relação entre a literacia nutricional, conhecimento objetivo sobre açúcar e consumo de produtos com elevado teor de açúcar
Authors: Drummond, Lorena Monteiro
Orientador: Prada, Marília
Keywords: Açúcar
Conhecimento objetivo
Consumo
Literacia nutricional
Sugar
Objective knowledge
Consumption
Nutritional literacy
Issue Date: 30-Oct-2019
Citation: DRUMMOND, Lorena Monteiro - Quanto mais sei, menos como? Examinando a relação entre a literacia nutricional, conhecimento objetivo sobre açúcar e consumo de produtos com elevado teor de açúcar [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19003>.
Abstract: O consumo excessivo de açúcar assume importantes consequências negativas para a saúde, sendo importante explorar que fatores contribuem para tal consumo. Uma possibilidade prende-se com reduzidos níveis de literacia nutricional (LN) ou com baixo conhecimento dos consumidores sobre o açúcar presente nos alimentos processados. No presente estudo explorámos o conhecimento objetivo sobre o açúcar (i.e., categorização de diferentes fontes de açúcar), bem como a relação existente entre conhecimento objetivo, LN (i.e., compreensão da informação nutricional e conhecimento das recomendações alimentares) e a frequência de consumo de produtos com alto teor de açúcar. Para tal, aplicámos um questionário online a 1010 consumidores em Portugal (MIdade = 36.31, DP = 13.23; 76.7% mulheres; 78.7% com ensino superior). Os resultados demostraram que embora a LN da amostra fosse adequada, a falta de conhecimento objetivo sobre o açúcar foi evidente. Por exemplo, a generalidade dos participantes teve dificuldade em categorizar fontes de açúcar habitualmente presentes nos rótulos de alimentos processados (e.g., lactose e frutose percebidos como açúcares naturalmente presentes). Ainda assim, os participantes com níveis de conhecimento e LN mais elevados, reportam estar mais atentos à quantidade de açúcar na sua alimentação e consumir produtos com alto teor de açúcar menos frequentemente. O presente estudo, além de constituir um acréscimo à literatura sobre este tema, pretende colaborar para o aumento atenção e preocupação com questões alimentares, e assim, contribuir para a promoção de medidas que visem contribuir para a diminuição do consumo do açúcar e aumentar o conhecimento objetivo desta substância.
Excessive sugar consumption has important negative health consequences, and it is important to explore which factors contribute to such consumption. One possibility is related to low levels of nutritional literacy (NL) or to low consumer knowledge of sugars in processed foods. In the present study, we explored objective knowledge about sugars (i.e., categorization of different sugar sources), as well as the relationship between objective knowledge, NL (i.e., understanding of nutritional information and knowledge of dietary recommendations) and the frequency of consumption of products with high sugar content. For this purpose, we applied an online questionnaire to 1010 consumers in Portugal (M = 36.31, SD = 13.23; 76.7% women; 78.7% with higher education). Overall, results showed that although the sample showed adequate NL, the lack of objective knowledge about sugar was evident. For instance, most participants had difficulty categorizing sugar sources commonly present on processed food labels (e.g., lactose and fructose perceived as naturally present sugars). Still, participants with higher levels of knowledge and NL report being more aware of the amount of sugar in their diet and consuming high sugar products less often. This study not only adds to the literature on this topic, but also aims to contribute to the increased attention and concern with food issues, and thus contribute to the promotion of measures aimed at reducing sugar consumption and increasing objective knowledge on this substance.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/19003
Thesis identifier: 202307360
Designation: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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