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dc.contributor.advisorRamalho, Nelson Campos-
dc.contributor.authorMatias, Filipa da Silva-
dc.date.accessioned2019-12-06T14:47:58Z-
dc.date.available2019-12-06T14:47:58Z-
dc.date.issued2019-10-23-
dc.date.submitted2019-07-
dc.identifier.citationMatias, F. da S. (2019). Smartphone and privacy concerns: Not so smart [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18979pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/18979-
dc.description.abstractSmartphone is one of the most important information technology devices, so people feel the desire to adapt to it in order to keep up with technological developments (Lee, Chang, Lin & Cheng, 2014). Although recent studies have attempted to unravel the behavioral intentions to use smartphones (e.g. Bruner & Kumar, 2005; Liu & Yu, 2017) by analyzing different factors, there is a gap in the axiological dimension of this decision process (Chun, Lee & Kim, 2012). Privacy concern is one of the most relevant issues (Pew Research Center, 2014) and, consequently, this study is set to test in which measure privacy, as an axiological expression, override the hedonic factors associated with the behavioral intention of using smartphones. With a sample of 211 smartphone users we tested in which measure the importance given to privacy acts as a moderator variable in a model that comprehens ease of use, usefulness, and fun as predictors of behavioral intention to use smartphones. Findings show privacy is a key-driver in the behavioral intention of using smartphone, with particular emphasis health-related apps.por
dc.description.abstractO smartphone é um dos mais importantes dispositivos de tecnologia da informação e, por isso, os indivíduos sentem o desejo de se adaptar a este de modo a acompanhar os desenvolvimentos tecnológicos (Lee, Chang, Lin & Cheng, 2014). Apesar de estudos recentes terem tentado desvendar as intenções comportamentais da adoção de smartphones (e.g. Bruner & Kumar, 2005; Liu & Yu, 2017), analisando diferentes fatores, há uma lacuna na análise da dimensão axiológica deste processo de decisão (Chun, Lee & Kim, 2012). A preocupação com a privacidade é um dos elementos mais relevantes (Pew Research Center, 2014) e por isso, o presente estudo procura testar em que medida a privacidade, enquanto expressão axiológica, se sobrepõe aos fatores hedónicos associados à intenção comportamental do uso do smartphone. Com uma amostra de 211 utilizadores de smartphones procurámos compreender em que medida a importância da privacidade opera como moderadora num modelo que integra a facilidade de uso, a utilidade, e a diversão enquanto preditoras da intenção comportamental de uso do smartphone. Os resultados mostram que a privacidade é um elemento-chave da intenção comportamental de usar o smartphone, com ênfase particular nas aplicações relacionadas com a saúde.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSmartphonepor
dc.subjectPrivacypor
dc.subjectEase of usepor
dc.subjectUsefulnesspor
dc.subjectFunpor
dc.subjectBehavioral intentionpor
dc.subjectPsicologia socialpor
dc.subjectPsicologia do comportamentopor
dc.subjectTelemóvelpor
dc.subjectPrivacidadepor
dc.titleSmartphone and privacy concerns: Not so smartpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202293459por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Social e das Organizaçõespor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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