Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/18853
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Rita Maria Espanha Pires Chaves Torrado da-
dc.contributor.advisorMiranda, Sandra Marisa Lopes-
dc.contributor.authorCosta, Ana Teresa Serradas de Sousa Tavares-
dc.date.accessioned2019-10-23T14:04:16Z-
dc.date.available2019-10-23T14:04:16Z-
dc.date.issued2019-05-30-
dc.date.submitted2018-12-
dc.identifier.citationCosta, A. T. S. de S. T. (2018). Campanhas de comunicação pública em nutrição: O impacto do envolvimento no interesse em informação [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18853por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/18853-
dc.description.abstractA relação entre saúde e nutrição tem sido amplamente documentada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Academia, ao defender a promoção de uma alimentação saudável como prevenção de doenças não transmissíveis. Em Portugal, constatam-se uma série de inadequações alimentares, cenário que parece propício à veiculação de informação com a intenção de promover hábitos alimentares saudáveis. Paralelamente, a literatura indica que o nível de envolvimento dos indivíduos com um determinado tópico tem impacto na recetividade das audiências-alvo às campanhas de comunicação. A presente investigação tem como objetivo compreender o impacto do envolvimento com nutrição no interesse dos indivíduos em informação sobre o tema. O modelo teórico apresentado considera que o envolvimento dos indivíduos com o tema da nutrição pode ser consequência de três tipos de motivações (saúde, prazer e aparência física) e que o nível de envolvimento com nutrição pode ter impacto no nível de interesse em informação sobre o tema. Recorrendo a uma estratégia de investigação quantitativa, foi aplicado um inquérito por questionário, a uma amostra de conveniência, tendo-se obtido 1166 respostas válidas. Os principais resultados indicam que os indivíduos se assumem, em geral, envolvidos com a nutrição, destacando-se as mulheres e o escalão etário mais novo (18-39 anos), com nível mais elevado de “Envolvimento com nutrição”. Por outro lado, o “Envolvimento com nutrição” está mais relacionado com a motivação prazer, seguido da saúde e por último, da aparência física. Conclui-se ainda que o Envolvimento com Nutrição tem impacto no interesse dos indivíduos em informação sobre nutrição.por
dc.description.abstractThe relationship between health and nutrition has been widely documented by the World Health Organization (WHO) and by the Academy, defending the promotion of a healthy diet to prevent noncommunicable diseases. In Portugal, people have numerous food inadequacies, a propitious scenery to disseminate information with the intention of promoting healthy eating behaviors. Moreover, literature indicates that the individual’s level of involvement with a certain topic impacts the target audience receptivity to communication campaigns. The present investigation’s objective is to understand the impact of food involvement on the individuals’ interest on information about nutrition. The theoretical model presented considers that individual’s food involvement may result from three types of motivations (health, pleasure and physical appearance) and that the level of food involvement may impact the level of interest on information about the subject. Having decided for a quantitative investigation strategy, a questionnaire survey was administered to a convenience sample, having obtained 1166 valid responses. The main results indicate that the respondents assume, in general, food involvement, qualifying women and the youngest group (ages 18-39) with the higher levels. Additionally, food involvement is more related with the pleasure motivation, followed by health and lastly by physical appearance. It can also be concluded that food involvement impacts the subjects’ interest on information about nutrition.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSociologia da comunicaçãopor
dc.subjectNutriçãopor
dc.subjectSaúdepor
dc.subjectInformaçãopor
dc.subjectInteresse públicopor
dc.subjectMarketing socialpor
dc.subjectPublic communication campaignspor
dc.subjectHealth communicationpor
dc.subjectNutrition communicationpor
dc.subjectHealth social marketingpor
dc.subjectFood involvementpor
dc.subjectInterest on information on foodpor
dc.titleCampanhas de comunicação pública em nutrição: O impacto do envolvimento no interesse em informaçãopor
dc.typedoctoralThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid101561350por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências da Comunicaçãopor
Appears in Collections:T&D-TD - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
phd_ana_tavares_costa.pdf2,75 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.