Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/18847
Autoria: Ramalho, Ruben Miguel Pereira
Orientação: Lapa, Tiago
Crespo, Miguel
Data: 19-Jul-2019
Título próprio: O contributo do telejornalismo online para as mudanças no consumo de notícias
Referência bibliográfica: Ramalho, R. M. P. (2019). O contributo do telejornalismo online para as mudanças no consumo de notícias [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18847
Palavras-chave: Sociologia da comunicação
Telejornal
Internet
Notícia
Audiência -- Court hearing
Portugal
Online telejournalism
RTP
SIC
TVI
Audience
News
Resumo: O presente trabalho pretende abordar o tema do contributo do telejornalismo na Internet (Squirra, 2008) para os consumos noticiosos. Optei por escolher este assunto tendo em conta a evolução que as emissoras de televisão têm atravessado ao longo dos últimos tempos, graças às novas tecnologias da informação e da comunicação, em particular no que toca aos noticiários televisivos (Cardoso & Espanha, 2006; Cardoso, Espanha & Araújo, 2009). Assim, esta pesquisa parte da seguinte pergunta de partida: “do ponto de vista das audiências, em que medida o telejornalismo online veio alterar as modalidades de consumo nas notícias televisivas?”. De modo a responder a esta questão, optei por recorrer a diversos autores ligados a esta temática e apliquei o método de inquérito por questionário. Com os resultados obtidos, foi possível verificar que a maioria dos inquiridos são jovens com menos de 30 anos e com formação académica no ensino superior, que consultam notícias maioritariamente através da Internet e das redes sociais online, sendo que numa parte substancial dos casos tal é feito através de dispositivos eletrónicos com acesso à Internet, como tablets, smartphones, computador fixo e/ou portátil, entre outros. Geralmente, os dados recolhidos sugerem um consumo de notícias mais individualizado: há cada vez mais espetadores a consumirem notícias ao seu ritmo, na Internet, através de dispositivos eletrónicos como smartphones, tablets e computadores, que propriamente em direto, pela televisão ou pela rádio. E do mesmo modo, conforme nos dão a entender Cardoso & Espanha (2006, pp. 19-20), temos vindo a assistir a uma reidentidade televisiva, uma vez que, conforme nos explicam estes investigadores, atualmente é despendido menos tempo em frente ao aparelho televisivo, em contraste com a Internet, e muito tem contribuído o impacto das audiências da Internet em relação à forma como hoje em dia se pode ver televisão. Até porque, tal como afirma Silva (2006, p. 5), se na televisão o horário dos telejornais é um fator de credibilidade, já na Internet é possível assistir a estes programas sempre que quisermos.
The present work intends to approach the telejournalism on Internet (Squirra, 2008) contribution for the news consumption theme. I decided to choose this subject due to the evolution that the television stations have been passing in the last times, thanks to the new information and communication technologies, in particular the television newscasts (Cardoso & Espanha, 2006; Cardoso, Espanha & Araújo, 2009). So, this research is based on the following question: "from the audiences view point, to what extent online telejournalism came to change the consumption patterns in television news?" In order to answer this question, I decided to resort to several authors who speak about this subject and applied the questionnaire surveys method. With the obtained results, it was possible to verify that the majority of the respondents are young people under 30 years old, with academic formation in higher education, who consult news mostly through the Internet and social networks, and in most cases this is done through electronic devices with Internet access like tablets, smartphones, fixed and/or portable computer, among others. Generally, the collected data suggests more individualized news consumption: more and more viewers are consuming news at their own pace on the Internet via smartphones, tablets and computers, rather than live, through television or through radio. And, as Cardoso & Spain (2006, pp. 19-20) point out, we have been witnessing a new televisual reidentity era, since, as these researchers explain, less time is now spent in front of the television set, in contrast to the Internet, and the impact of Internet audiences has contributed much to the way television can be viewed today. Even as, according to Silva (2006, p. 5), if on television the television schedule is a credibility factor, on the Internet it is possible to watch these programs whenever we want.
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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