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http://hdl.handle.net/10071/18846
Autoria: | Graça, Fernanda Maria Magro |
Orientação: | Abrantes, Pedro |
Data: | 17-Jul-2019 |
Título próprio: | O jardim de infância como rede apoio às necessidades das famílias no exercício da sua parentalidade: Conceção de um projeto de intervenção |
Referência bibliográfica: | Graça, F. M. M. (2019). O jardim de infância como rede apoio às necessidades das famílias no exercício da sua parentalidade: Conceção de um projeto de intervenção [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18846 |
Palavras-chave: | Sociologia da educação Educação infantil Parentalidade Educação pré-escolar Relação pais-escola Trabalho de projeto Portugal Parenthing Support networks Family-school relationships |
Resumo: | O exercício da parentalidade assume hoje desafios muito díspares das gerações anteriores.
Atualmente vive-se numa luta constante entre o mundo do trabalho e o mundo da família,
sendo que este último fica em desvantagem nos tempos e espaços que lhe destinamos. Por
outro lado, as tarefas educativas requerem cada vez mais atenção, disponibilidade e
competência (Cruz, 2013: 155), o que leva as famílias a necessitar de redes de apoio, sejam
elas amas, infantários ou avós, a fim de as apoiar nas rotinas diárias.
Neste sentido, as redes de apoio, nomeadamente os infantários, assumem um papel
fundamental na educação das crianças e no trabalho cooperado que deve ser feito entre duas
instâncias educativas: família-escola.
O presente trabalho, visa a conceção de um projeto de apoio às famílias, fazendo do jardim
de infância uma rede de apoio alargada, numa IPSS no Montijo, partindo das necessidades e
ou dificuldades reais das famílias no exercício da sua parentalidade.
Apresenta-se a proposta de um plano de atividades, através de uma metodologia ativa e
participativa com 6 sessões temáticas, sessões flexíveis e informais através de dinâmicas de
grupo, para que de uma forma descontraída, partindo das experiências das famílias, se
consiga criar sinergias positivas, de empowerment das competências parentais, criando
tempos e espaços de reflexão sobre a educação. Today, the families living in a constant struggle between the world of work and the world of the family. Families dedicate more time to work with less time and space to the family. So, the education parent takes more challenges that previous generation. One the other hand, education needs more careful, available and skills (Cruz, 2013: 155), therefore, the families need support networks, be they nurses, nurseries or grandparents, in order to support them in daily routines. For that reason, support networks, particularly nursery schools, are very important to education of children’s and cooperated work that must be done between family-school. This work aims to design a project to support families, making nursery schools a broad support network in a non-profit organization, starting from the real needs and or difficulties of the families in the exercise of their parenthing. The work presents the proposal of activity plan, through an active and participatory methodology with 6 thematic sessions, flexible and informal sessions through group dynamics, so that in a relaxed way, based on the experiences of families, synergies can be created positive, empowering of parental skills, creating times and spaces for reflection on education. |
Designação do grau: | Mestrado em Educação e Sociedade |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_fernanda_magro_graca.pdf | 542,07 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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