Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/18846
acessibilidade
Title: O jardim de infância como rede apoio às necessidades das famílias no exercício da sua parentalidade: Conceção de um projeto de intervenção
Authors: Graça, Fernanda Maria Magro
Orientador: Abrantes, Pedro
Keywords: Sociologia da educação
Educação infantil
Parentalidade
Educação pré-escolar
Relação pais-escola
Trabalho de projeto
Portugal
Parenthing
Support networks
Family-school relationships
Issue Date: 17-Jul-2019
Citation: Graça, F. M. M. (2019). O jardim de infância como rede apoio às necessidades das famílias no exercício da sua parentalidade: Conceção de um projeto de intervenção [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18846
Abstract: O exercício da parentalidade assume hoje desafios muito díspares das gerações anteriores. Atualmente vive-se numa luta constante entre o mundo do trabalho e o mundo da família, sendo que este último fica em desvantagem nos tempos e espaços que lhe destinamos. Por outro lado, as tarefas educativas requerem cada vez mais atenção, disponibilidade e competência (Cruz, 2013: 155), o que leva as famílias a necessitar de redes de apoio, sejam elas amas, infantários ou avós, a fim de as apoiar nas rotinas diárias. Neste sentido, as redes de apoio, nomeadamente os infantários, assumem um papel fundamental na educação das crianças e no trabalho cooperado que deve ser feito entre duas instâncias educativas: família-escola. O presente trabalho, visa a conceção de um projeto de apoio às famílias, fazendo do jardim de infância uma rede de apoio alargada, numa IPSS no Montijo, partindo das necessidades e ou dificuldades reais das famílias no exercício da sua parentalidade. Apresenta-se a proposta de um plano de atividades, através de uma metodologia ativa e participativa com 6 sessões temáticas, sessões flexíveis e informais através de dinâmicas de grupo, para que de uma forma descontraída, partindo das experiências das famílias, se consiga criar sinergias positivas, de empowerment das competências parentais, criando tempos e espaços de reflexão sobre a educação.
Today, the families living in a constant struggle between the world of work and the world of the family. Families dedicate more time to work with less time and space to the family. So, the education parent takes more challenges that previous generation. One the other hand, education needs more careful, available and skills (Cruz, 2013: 155), therefore, the families need support networks, be they nurses, nurseries or grandparents, in order to support them in daily routines. For that reason, support networks, particularly nursery schools, are very important to education of children’s and cooperated work that must be done between family-school. This work aims to design a project to support families, making nursery schools a broad support network in a non-profit organization, starting from the real needs and or difficulties of the families in the exercise of their parenthing. The work presents the proposal of activity plan, through an active and participatory methodology with 6 thematic sessions, flexible and informal sessions through group dynamics, so that in a relaxed way, based on the experiences of families, synergies can be created positive, empowering of parental skills, creating times and spaces for reflection on education.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/18846
Thesis identifier: 202266435
Designation: Mestrado em Educação e Sociedade
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
master_fernanda_magro_graca.pdf542.07 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.