Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/1884
Autoria: Campos, Mariana
Orientação: Carvalhosa, Susana
Data: 2009
Título próprio: O cyberbullying: natureza e ocorrência em contexto português
Referência bibliográfica: CAMPOS, Mariana - O cyberbullying: natureza e ocorrência em contexto português [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1884>.
Palavras-chave: Cyberbullying
Bullying
Cyberbully
Cybervítima
Cybervictim
Resumo: A presente investigação tem como objectivos caracterizar e descrever a natureza e incidência do cyberbullying, correlacionando-o com o bullying, o suporte social, o tempo dispendido com as tecnologias de informação e comunicação, o conhecimento e utilização de estratégias de segurança online. A amostra é composta por 115 alunos do 5º ao 12º ano, com idades compreendidas entre os 10 e os 26 anos. 62,6% dos alunos são do sexo feminino e 37,4% do sexo masculino. A maioria dos alunos pertence ao distrito do Porto (45,2%) e de Lisboa (28,7%). Os resultados demonstram que 8,7% dos indivíduos são cybervítimas e 6,1% cyberbullies. Verificamos que existe uma correlação entre cyberbullying e bullying, assim como ser-se cyberbully e bully ou cybervítima e vítima de bullying. As vítimas de cyberbullying têm um suporte mais elevado entre os colegas e os cyberbullies entre os amigos. Os agressores online dispendem mais tempo com as tecnologias e conhecem e utilizam mais estratégias de segurança. Não se verificaram contudo diferenças entre os casos de cyberbullying e o sexo dos participantes. Os dados encontrados pelo presente estudo são preocupantes, sublinhando a complexidade e gravidade do cyberbullying. O fenómeno é hoje uma realidade em Portugal e deve ser encarado como um problema de saúde pública.
This research aims to characterize and describe the nature and impact of cyberbullying, correlating it with the bullying, social support, the time spent with the information and communication technologies, knowledge and use of security strategies. The sample consists of 115 students from 5 th to 12 th year, aged between 10 and 26 years. 62.6% of students are female and 37.4% of males. Most students belong to the district Oporto (45.2%) and Lisbon (28.7%). The results show that 8.7% of individuals are cybervictims and 6.1% cyberbullies. Found that there is a correlation between bullying and cyberbullying, as well as cyberbully and cybervictim and bully and victim of bullying. Victims of cyberbullying have a higher support among colleagues and cyberbullies among friends. Attackers online spend more time with the technologies and know and use more security strategies. However there were no differences between the cases of cyberbullying and gender of participants. The data found in this study concern and accentuate the complexity and seriousness of cyberbullying. The phenomenon is now a reality in Portugal and should be viewed as a public health problem.
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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