Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/1883
acessibilidade
Title: Tutoria online: projecto de formação de e-tutores
Authors: Feijão, Cláudia Sofia da Silva
Orientador: Simões, Eduardo
Keywords: E-tutor
E-learning
Issue Date: 2009
Citation: FEIJÃO, Cláudia Sofia da Silva - Tutoria online: projecto de formação de e-tutores [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1883>.
Abstract: O tutor online é um elemento-chave do processo de formação e as funções que desempenha permitem colmatar as dificuldades apontadas a uma formação eLearning. Na primeira parte deste trabalho, definem-se as competências do tutor no terreno social, psicológico, institucional, pedagógico e tecnológico. Igualmente é descrito e fundamentado o leque de responsabilidades que lhe estão atribuídas. Da integração e acompanhamento dos formandos ao longo da formação ao acompanhamento técnico, passando pela orientação nos métodos de trabalho, discutem-se as bases sócio profissionais de um perfil profissional do e-tutor. O apoio à auto-regulação, as funções de avaliação, fazer a ponte com a entidade responsável, bem como o apoio aos formandos no que respeita à motivação e construção da relação online. Na segunda parte, propõe um processo formativo construído com base no perfil do e-tutor e nas exigências da sua formação, antes discutido. O objectivo deste projecto é o de apresentar uma formação para e-tutores que contribua para salientar não só a importância destes numa formação, mas também as diversas competências específicas a serem desenvolvidas para permitir a assunção deste papel socioprofissional.
The tutor is a key-element of the training process and the functions he performs allows to overcome some difficulties which are pointed out to eLearning. In the first part of this work the tutor‟s social, psychological, institutional, pedagogical and technological skills are defined. He has responsibilities such as accompanying trainees through the training, technical functions, disciplinary functions, auto regulation and meta-cognition functions, methods related functions and evaluation ones. He also supports students in what concerns motivation and building an online relation. This Project presents a training course built based on the e-tutor‟s profile and the demands of his training. The goal of this Project is to present an e-tutor‟s training which understands not only the importance of his role but also the many skills to be trained before he takes on this role.
Description: Classificação da tese nas categorias definidas pela American Psychology Association: 3400 - Professional Psychological & Health Personnel Issues; 3410 - Professional Education & Training
URI: http://hdl.handle.net/10071/1883
Designation: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
TUTORIA ONLINE PROJECTO DE FORMAÇÃO DE E-TUTORES.pdf617.94 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.