Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/18776
Full metadata record
acessibilidade
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMenchero, Maria Asensio-
dc.contributor.advisorFerreira, Jorge Manuel-
dc.contributor.authorSeoane, Inês Maria Estibeiro Peneda-
dc.date.accessioned2019-10-09T12:05:20Z-
dc.date.issued2018-11-30-
dc.date.submitted2018-06-
dc.identifier.citationSEOANE, Inês Maria Estibeiro Peneda - Qualidade de resposta social para pessoas idosas: uma análise comparada de centros de dia no concelho de Oeiras [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2018. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/18776>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/18776-
dc.description.abstractNa presente dissertação é desenvolvido um estudo comparado entre respostas sociais prestadas por duas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) - Centros de Dia - situadas no concelho de Oeiras, no ano de 2018. Para tal, recorre-se a uma revisão das perspetivas teóricas da literatura sobre o impacto da resposta social prestada, com especial enfoque no critério da Qualidade, conduzida pelos Centros de Dia, relacionando perspetivas epistemológicas com aquelas dos organismos não lucrativos, em termos conceituais e metodológicos. A avaliação da satisfação dos utentes é um fator crescentemente exigido atualmente na prossecução de políticas sociais, dado o maior nível de participação e informação por parte do Cidadão e exigência dos seus direitos como tal. Assim, a mesma é caraterizada, com base na aplicação de uma matriz de análise categorial, inspirada na revisão bibliográfica, utilizando-se uma metodologia qualitativa indutiva, entendendo a forma de prestação de apoio com qualidade aos utentes idosos, por ambos os Centros de Dia. Os resultados deste estudo conduziram à conclusão de que ambas as unidades em estudo não se encontram, ainda, devidamente qualificadas no sentido de medir os seus processos-chave e avaliar o nível de satisfação do seu público-alvo de forma frequente, dadas as suas caraterísticas cada vez mais peculiares. Os profissionais sentem-se motivados no desempenho da sua função quotidiana, no entanto, têm a noção do seu grau de formação teórico insuficiente para lidar com uma Sociedade crescentemente envelhecida. Os utentes apercebem-se das lacunas existentes revelando um leque reduzido de possibilidades de escolha de respostas sociais.por
dc.description.abstractThe present dissertation develops a comparative study of social responses provided by two social solidarity private institutions - Day Centers - located in Oeiras municipality, in 2018. It was made a theoretical perspective literature review on the social response impact, with special focus on the Quality criteria, conducted by Day Centers, linking epistemological perspectives with those of non-profit organizations in conceptual and methodological terms. The evaluation of customer satisfaction is a currently required factor in the pursuit of social policies, given the greater level of participation and information of each Citizen and demand of their rights as such. Thus, it is characterized, based on the application of a categorical analysis matrix, inspired by the bibliographic review, using a qualitative inductive methodology, in order to understand the way of providing support, with Quality, to the elderly users by both the Day Centers. The results of this study led to the conclusion that both Day Centers under study are not yet adequately qualified to measure their key processes and often assess the level of satisfaction of their target audience, given their increasingly peculiar characteristics. Professionals feel inspired and motivated on performing their daily function, however, they are aware of their insufficient theoretical training degree to deal with an increasingly aging society. Users are aware of the existing gaps but show a reduced range of choice.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectPrestação de serviçospor
dc.subjectApoio socialpor
dc.subjectIdosopor
dc.subjectIPSS Instituições particulares de solidariedade socialpor
dc.subjectQualidade dos serviçospor
dc.subjectOeiras -- Lisboapor
dc.subjectDay centerpor
dc.subjectWelfare statepor
dc.subjectElderlypor
dc.subjectThird sectorpor
dc.subjectQuality of servicepor
dc.titleQualidade de resposta social para pessoas idosas: uma análise comparada de centros de dia no concelho de Oeiraspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202106918por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
thesis.degree.nameMestrado em Administração Públicapor
dc.date.embargo2019-11-30-
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Maste_Ines_Peneda_Seoane.pdf1.7 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.