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http://hdl.handle.net/10071/18764
Autoria: | Mendes, Tiago João Grilo |
Orientação: | Silva, Rui Manuel Vinhas da Marques, Catarina Maria Valente Antunes |
Data: | 7-Dez-2018 |
Título próprio: | Critical success factors when exporting "vinho verde" |
Referência bibliográfica: | Mendes, T. J. G. (2018). Critical success factors when exporting "vinho verde" [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18764 |
Palavras-chave: | Wine marketing Internationalization Export marketing strategy Market-entry strategies Portuguese wine Vinho verde Global wine consumption Wine purchasing Wine export Critical success factors Marketing de vinhos Estratégias de marketing Internacionalização Exportação Portugal |
Resumo: | The wine industry has played a major role in Portugal’s economy for some time, much of it due to wine exports. These are critical for firms and a path to be pursued in the process of internationalization, as it is proven to bring greater profitability and success, in this highly competitive sector. However, entering foreign markets can bring many challenges to a firm, and those should be evaluated and measured, in order to understand how to overcome them. The solution to these obstacles is the main focus of this research, where the critical success factors for wine exporting are assessed, by understanding what the wine consumers’ preferences are when it comes to the purchase decision-making process. This was done for wine in general, Portuguese wine and Vinho Verde, in order to establish a comparison between them, and to conclude what are the success factors for the export of Vinho Verde.
Results show that improving the promotion of the region of Vinho Verde and the overall quality of the wines may be the key to higher export success in the wine industry. A indústria do vinho tem tido um papel importante na economia de Portugal nos últimos anos, e em muito se deve à exportação, que é crucial para as empresas no processo de internacionalização e um caminho a ser seguido, já que está provado trazer grande lucro e sucesso, neste sector extremamente competitivo. Contudo, entrar em mercados estrangeiros pode trazer grandes dificuldades a uma empresa, que devem ser avaliadas e medidas, de forma a compreender como as ultrapassar. A solução para esses obstáculos é o principal foco desta pesquisa, onde os fatores críticos de sucesso para a exportação de vinho são avaliados, ao perceber quais são as preferências do consumidor de vinho no que toca ao processo de decisão de compra. Isto foi feito tanto para o vinho em geral, como para o vinho Português e o Vinho Verde, de maneira a estabelecer uma comparação entre eles, e concluir quais são os fatores de sucesso para a exportação de Vinho Verde. Os resultados evidenciam que a maior promoção da região do Vinho Verde e o melhoramento da qualidade dos vinhos pode ser essencial para obter maior sucesso na exportação na indústria do vinho. |
Designação do grau: | Mestrado em Marketing |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_tiago_grilo_mendes.pdf | 1,97 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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