Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/18746
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlexandre, Isabel Machado-
dc.contributor.authorGarcia, Ruben Miguel Malveiro-
dc.date.accessioned2019-10-02T14:47:31Z-
dc.date.available2019-10-02T14:47:31Z-
dc.date.issued2018-12-13-
dc.date.submitted2018-09-
dc.identifier.citationGarcia, R. M. M. (2018). Jogo didático para aprendizagem de literacia financeira [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18746pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/18746-
dc.description.abstractA área da literacia financeira tem sido alvo de um grande interesse nos últimos anos principalmente devido à crise que se alastrou um pouco por todo mundo e com um grande impacto na Europa entre 2007 e 2013. Termos como inflação, juros a longo prazo, spread e muitos outros são cada vez mais normais no vocabulário que usamos diariamente. Existe uma necessidade de ensinar e posteriormente avaliar o nível de conhecimento financeiro das pessoas numa forma atual, interativa e didática. Os jogos didáticos são uma forma de transmitir conhecimentos de uma maneira interativa posicionando o jogador num ambiente virtual, criado de forma a simular uma situação real e desta forma ensinar o jogador a comportar-se numa determinada situação. São estruturados para que o jogador aprenda sobre determinado tema enquanto se diverte. Esta dissertação procura melhorar o nível de conhecimento financeiro existente com recurso às novas tecnologias. Desta forma, cria uma ligação entre a necessidade de ensinar literacia financeira, num contexto financeiro atual exigente, e as vantagens da transmissão de conhecimentos a partir de um jogo didático.por
dc.description.abstractThe area of financial literacy has been of great interest in recent years mainly due to the crisis that has spread a little throughout the world and with a great impact in Europe between 2007 and 2013. Terms such as inflation, long-term interest, spread and many more are becoming more normal in the vocabulary we use daily. There is a need to teach and subsequently assess the level of people's financial knowledge in a current, interactive and didactic way. Educational games are a way of transmitting knowledge in an interactive way by positioning the player in a virtual environment, created to simulate a real situation and thus teach the player to behave in a given situation. They are structured so that the player learns about a certain theme while having fun. This dissertation seeks to improve the level of financial knowledge existing with the use of new technologies. In this way, it creates a link between the need to teach financial literacy in a demanding financial context and the advantages of transmitting knowledge from a didactic game.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEngenharia informáticapor
dc.subjectLiteracia financeirapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectJogo interactivopor
dc.subjectSoftware didáticopor
dc.subjectFinancial literacypor
dc.subjectLearningpor
dc.subjectSerious gamepor
dc.titleJogo didático para aprendizagem de literacia financeirapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202214516por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática-
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Informáticapor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_ruben_malveiro_garcia.pdf1,33 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.