Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/18746
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Alexandre, Isabel Machado | - |
dc.contributor.author | Garcia, Ruben Miguel Malveiro | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-02T14:47:31Z | - |
dc.date.available | 2019-10-02T14:47:31Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-13 | - |
dc.date.submitted | 2018-09 | - |
dc.identifier.citation | Garcia, R. M. M. (2018). Jogo didático para aprendizagem de literacia financeira [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18746 | pt-PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/18746 | - |
dc.description.abstract | A área da literacia financeira tem sido alvo de um grande interesse nos últimos anos principalmente devido à crise que se alastrou um pouco por todo mundo e com um grande impacto na Europa entre 2007 e 2013. Termos como inflação, juros a longo prazo, spread e muitos outros são cada vez mais normais no vocabulário que usamos diariamente. Existe uma necessidade de ensinar e posteriormente avaliar o nível de conhecimento financeiro das pessoas numa forma atual, interativa e didática. Os jogos didáticos são uma forma de transmitir conhecimentos de uma maneira interativa posicionando o jogador num ambiente virtual, criado de forma a simular uma situação real e desta forma ensinar o jogador a comportar-se numa determinada situação. São estruturados para que o jogador aprenda sobre determinado tema enquanto se diverte. Esta dissertação procura melhorar o nível de conhecimento financeiro existente com recurso às novas tecnologias. Desta forma, cria uma ligação entre a necessidade de ensinar literacia financeira, num contexto financeiro atual exigente, e as vantagens da transmissão de conhecimentos a partir de um jogo didático. | por |
dc.description.abstract | The area of financial literacy has been of great interest in recent years mainly due to the crisis that has spread a little throughout the world and with a great impact in Europe between 2007 and 2013. Terms such as inflation, long-term interest, spread and many more are becoming more normal in the vocabulary we use daily. There is a need to teach and subsequently assess the level of people's financial knowledge in a current, interactive and didactic way. Educational games are a way of transmitting knowledge in an interactive way by positioning the player in a virtual environment, created to simulate a real situation and thus teach the player to behave in a given situation. They are structured so that the player learns about a certain theme while having fun. This dissertation seeks to improve the level of financial knowledge existing with the use of new technologies. In this way, it creates a link between the need to teach financial literacy in a demanding financial context and the advantages of transmitting knowledge from a didactic game. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Engenharia informática | por |
dc.subject | Literacia financeira | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Jogo interactivo | por |
dc.subject | Software didático | por |
dc.subject | Financial literacy | por |
dc.subject | Learning | por |
dc.subject | Serious game | por |
dc.title | Jogo didático para aprendizagem de literacia financeira | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.identifier.tid | 202214516 | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática | - |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Informática | por |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_ruben_malveiro_garcia.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.