Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/18721
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Renato Jorge Lopes da-
dc.contributor.authorCosta, João Maria Carneiro Pacheco Carmona e-
dc.date.accessioned2019-09-27T15:05:53Z-
dc.date.issued2018-11-21-
dc.date.submitted2018-10-
dc.identifier.citationCosta, J. M. C. P. C. e. (2018). Portuguese practices: Perspective on leadership, marketing and corporate social responsibility [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18721pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/18721-
dc.description.abstractThe present thesis sought to investigate the Portuguese perspectives on Leadership, Marketing and Corporate Social Responsibility (CSR). The purpose was to contribute to the advancement of knowledge and theory and to contribute to the literature advancement in the fields of Leadership, Marketing and CSR by presenting a study that identifies the tendencies of the Portuguese managers perspectives on leadership effectiveness, leadership styles, softskills, emotion intelligence, online marketing and CSR concept and its impact on brand image, brand insurance and purchase intent. The objectives of this thesis were: to name the leadership effectiveness skills; to verify what leadership styles are possible to identify, when should each one be used and the effect each can have on employees; to establish the mostwanted soft-skills by recruiters and the specific competences coming from emotional intelligence; to establish the importance of online marketing within the company´s strategy to engage consumers; and to identify the Portuguese idea of CSR and the impact CSR can have on brand image, brand insurance and purchase intent. This investigation was based on a primary source, from the application of interviews to a sample of fifteen Portuguese managers, and secondary sources, consisting of bibliographic research and information processing, included the systematized study based on books, journals, scientific articles and electronic networks. As for the possibility of generalizing the results found in this thesis to other contexts or samples, although this study complements the authors' perspectives on the topics addressed, this was only an exploratory study that cannot be generalized or representative.por
dc.description.abstractA presente tese procurou identificar a perspetiva dos gestores Portugueses sobre Liderança, Marketing e Responsabilidade Social Corporativa (RSC). O objetivo foi contribuir para o avanço do conhecimento e para o avanço da literatura nas áreas de Liderança, Marketing e RSC, através da apresentação de um estudo que identificasse as tendências da perspetiva dos gestores portugueses sobre as competências necessárias a uma liderança eficaz, estilos de liderança, soft-skills, inteligência emocional, marketing online e conceito de RSC e o seu impacto na imagem e segurança das marcas e na intenção de compra dos consumidores. A presente investigação teve como objetivos: identificar as competências necessárias a uma liderança eficaz; perceber quais os estilos de liderança possíveis de identificar, quando cada um deve ser usado e o efeito que cada um pode ter nos colaboradores; identificar as softskills mais procuradas pelos recrutadores e as competências específicas que advêm da inteligência emocional; entender como o marketing online pode facilitar a angariação de novos clientes e a retenção daqueles que já o eram; e entender a ideia que os portugueses têm de RSC e o impacto que consideram ter na imagem e segurança das marcas e na intenção de compra dos consumidores. Esta investigação baseou-se numa fonte primária, através da aplicação de entrevistas a uma amostra de quinze gestores portugueses, e fontes secundárias, constituídas por pesquisa bibliográfica e processamento de informação baseado em livros, revistas e artigos científicos e websites. Este é apenas um estudo exploratório e os resultados não devem ser generalizados ou considerados representativos.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectPortuguesepor
dc.subjectLeadershippor
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectCSRpor
dc.subjectLiderançapor
dc.subjectMarketing digitalpor
dc.subjectResponsabilidade social das empresaspor
dc.subjectPortugalpor
dc.titlePortuguese practices: Perspective on leadership, marketing and corporate social responsibilitypor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202188485por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Empresaspor
dc.date.embargo2019-11-21-
dc.subject.jelM100-
dc.subject.jelM140-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_joao_carmona_costa.pdf2,41 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.