Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/18700
Autoria: | Pereira, José Nuno de Lima Silva Gonçalves |
Orientação: | Cardoso, Gustavo Alberto Guerreiro Seabra Leitão Crespo, Miguel ângelo de Sousa |
Data: | 10-Abr-2019 |
Título próprio: | Novas formas de produção, edição e publicação: o vídeo e a comunicação política |
Referência bibliográfica: | Pereira, J. N. de L. S. G. (2019). Novas formas de produção, edição e publicação: o vídeo e a comunicação política [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18700 |
Palavras-chave: | Sociologia da comunicação Estratégias de comunicação Propaganda política Rede social Vídeo Produção audiovisual Técnicas de produção Trabalho de projeto Political communication Network society Multi-format video Social media |
Resumo: | Este projeto procura assim discutir o contexto em que o vídeo, como forma de comunicação
política, assume um papel relevante na sociedade em rede e proporcionar o acesso ao
desenho de um guião de pré-produção, produção de vídeo multi-formato centrando-se nos
seus aspectos técnicos, nas razões das escolhas efectuadas e estabelecendo um nexo entre
a discussão teórica no quadro das ciências da comunicação e da produção de conteúdos
vídeo contemporâneos.
Este é um projeto enquadrado teoricamente pela problemática da comunicação política nos
dias de hoje centrado na mediação política, nos novos media, naqueles que assumem uma
lógica alternativa a partir das redes sociais online e que, apesar de serem infraestruturas
privadas e dependentes de algoritmos opacos e proprietários, permitem outras formas de
participação política, diferentes das que conhecíamos no início do século XXI. Este é um
projeto que lida com a, aparente, predominância da imagem vs. palavra na comunicação
contemporânea nas redes sociais e de como o uso de narrativas e desenho prévio de um arco
de estória pode constituir um importante veículo para a informação, empatia, motivação e
participação política.
Neste contexto, optámos por centrar a nossa análise empírica num estudo de caso, a série
de vídeos - "#Às voltas com a UE", produzidos para as redes sociais pela eurodeputada do
Bloco de Esquerda Marisa Matias. This project thus seeks to discuss the context in which video, as a form of political communication, assumes a relevant role in the networked society and provide access to the design of a pre-production script, production of multi-format video focusing on its technical aspects, the reasons for the choices made and establishing a link between the theoretical discussion in the framework of communication sciences and the production of contemporary video content. This project is theoretically framed by the problem of political communication nowadays, focusing on political mediation, on new media, on those that assume an alternative logic from social networks and that, despite being private infrastructures and dependent on opaque and proprietary algorithms, allow other forms of political participation, different from those we knew at the beginning of the 21st century. This is a project that deals with the apparent predominance of the image vs. the word in contemporary communication on social networks and how the use of narratives and the previous design of a story arc can constitute an important vehicle for information, empathy, motivation and political participation. In this context, we have chosen to focus our empirical analysis on a case study, the series of videos - "#Às voltas com a UE", produced for social media by the MEP of the Bloco de Esquerda Marisa Matias. |
Designação do grau: | Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_jose_goncalves_pereira.pdf | 11,32 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.