Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/18683
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoro, Sérgio-
dc.contributor.authorRita, Maria Cristina de Souza Oliveira-
dc.date.accessioned2019-09-18T17:33:01Z-
dc.date.available2019-09-18T17:33:01Z-
dc.date.issued2019-05-10-
dc.date.submitted2018-12-
dc.identifier.citationRita, M. C. de S. O. (2019). Evaluating island tourism form the customer's perspective: an analysis of online reviews [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18683por
dc.identifier.isbn9789897811760por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/18683-
dc.description.abstractIslands have been recognized as offering uniqueness to tourists visiting them as destinations. However, there is a gap in scientific literature using customer online reviews to assess tourism in islands. A critical literature review was applied in this study. This thesis develops a comprehensive review of the scientific literature addressing island tourism involving 395 articles published in 24 tourism and hospitality journals indexed in Scopus and belonging to quartiles 1 and 2 within a period of 18 years (from 2000 to 2017). A concept map based on the selected articles was elaborated including the analysis of 13 associated themes, constituting the first literature review to extensively map the research that has been conducted within the realm of tourism in islands. The main components of tourist experiences in Island tourism based in social media were also identified by focusing on the two most important islands of the sun, Sal and Boa Vista (study 1)¸ and also for the two most important islands of the senses (study 2) Santo Antão and Fogo in Cape Verde, using both computer-based quantitative and narrative qualitative content analysis methods for data treatment of online reviews written by tourists who visited these islands. The first study addressed analysis of large quantity of data by extracting online reviews from TripAdvisor where the islands of the sun of Cape Verde were the target, namely Boa Vista and Sal. Text mining was applied to a large dataset. Results are reported from the perspectives of hotels, restaurants, and tourist attractions. In addition, a second study on the islands of the Senses, Santo Antão and Fogo researched the tourists’ attractions most prominent themes. Results revealed 13 themes in Santo Antão and 9 themes in Fogo in description of performed tourist activities in these islands.por
dc.description.abstractAs ilhas foram reconhecidas como oferecendo exclusividade aos turistas que as visitam como destinos. No entanto, existe uma lacuna na literatura científica usando revisões on-line de clientes para avaliar o turismo em ilhas. Uma revisão crítica da literatura foi aplicada neste estudo. Esta dissertação desenvolve uma revisão abrangente da literatura científica que aborda o turismo insular envolvendo 395 artigos publicados em 24 revistas de turismo e hotelaria indexadas na Scopus e pertencentes aos quartis 1 e 2, num período de 18 anos (de 2000 a 2017). Elaborou-se um mapa conceptual baseado nos artigos selecionados, incluindo a análise de 13 temas associados, constituindo a primeira revisão da literatura a mapear extensivamente as pesquisas realizadas no âmbito do turismo em ilhas. Os principais componentes das experiências turísticas no turismo em ilhas baseados nas média sociais também foram identificados, concentrando-se nas duas ilhas mais importantes do sol, Sal e Boa Vista (estudo 1), e também para as duas ilhas mais importantes dos sentidos (estudo 2) Santo Antão e Fogo, em Cabo Verde, utilizando métodos de análise quantitativa e narrativa de conteúdo qualitativo, baseados em computador, para tratamento de dados de revisões online escritas por turistas que visitaram estas ilhas. O primeiro estudo abordou a análise de grande quantidade de dados através da extração de comentários online do TripAdvisor, onde as ilhas do sol de Cabo Verde foram objeto, nomeadamente as ilhas de Boa Vista e do Sal. A mineração de texto foi aplicada a um grande conjunto de dados. Os resultados são relatados a partir das perspetivas de hotéis, restaurantes e atrações turísticas. Além disso, um segundo estudo sobre as ilhas dos sentidos, Santo Antão e Fogo pesquisou as atrações turísticas como temas mais proeminentes. Os resultados revelaram 13 temas em Santo Antão e 9 temas na ilha do Fogo na descrição das atividades turísticas realizadas nestas ilhas.por
dc.language.isoengpor
dc.relationUID/MULTI/4466/2016por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectIsland tourismpor
dc.subjectOnline reviewspor
dc.subjectSentiment analysispor
dc.subjectTurismopor
dc.subjectAvaliação qualitativapor
dc.subjectAnálise quantitativapor
dc.subjectDesenvolvimento económicopor
dc.subjectRede socialpor
dc.subjectIlha de Santo Antão - Cabo Verdepor
dc.subjectIlha da Boa Vista - Cabo Verdepor
dc.subjectÁfrica Ocidentalpor
dc.titleEvaluating island tourism form the customer's perspective: an analysis of online reviewspor
dc.typedoctoralThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid101561180por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameDoutoramento em Gestão do Turismopor
dc.subject.jelM31-
dc.subject.jelZ32-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
dc.subject.jel1Z Other special topics-
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
phd_maria_oliveira_rita.pdf1,62 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons