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http://hdl.handle.net/10071/1868
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Title: A motivação dos candidatos à Força Aérea Portuguesa: adaptação e validação de um instrumento
Authors: Barbosa, Marta Maria Ferreira da Silva Morais
Orientador: Lopes, Diniz
Keywords: Motivação
Teoria das expectativas
Expectativa
Esforço
Valência
Instrumentalidade
Força
Motivation
Expectations theory
Expectancy
Effort
Valence
Instrumentality
Force
Issue Date: 2009
Citation: BARBOSA, Marta Maria Ferreira da Silva Morais - A motivação dos candidatos à Força Aérea Portuguesa: adaptação e validação de um instrumento [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1868>.
Abstract: A motivação e expectativas têm sido estudadas em várias áreas. Uma vez que estas podem ser bons indicadores de desempenho futuro, desenhou-se a meta desta tese: adaptar e validar um instrumento que meça as expectativas e motivação dos candidatos aquando a realização de provas de selecção, de modo a futuramente seleccionar os mais motivados. Com base na revisão de literatura, foram discutidas as teorias e os conceitos que melhor se aplicavam ao contexto. Da amostra fazem parte 158 candidatos à Força Aérea, de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 18 e os 27 anos, que concorrem aos concursos de formação de praças e oficiais. Para verificar a validade de construto utilizou-se o método da análise factorial em componentes principais com rotação varimax. Os resultados mostram que na escala Work Preference Inventory (Amabile, Hill, Hennessey & Tighe, 1994) encontraram-se cinco factores relativos à motivação intrínseca e extrínseca que explicam 54,5% da variância total. Na escala Multimoti (Ferreira, Diogo, Ferreira & Valente, 2006) encontrou-se uma estrutura tetrafactorial com itens relativos aos tipos de motivação que explica 50,25% da variância total. Na escala de expectativas (Sims, Szilagyi & McKemey, 1976) encontraram-se quatro factores que explicam 59,94% da variância total. As escalas apresentam boa consistência interna. Verificou-se que existe um efeito principal do factor intra-sujeitos em todas as escalas, bem como um efeito de interação entre o factor intra-sujeitos e o factor intersujeitos no factor 1 da escala WPI, sendo os candidatos a oficiais que pontuam mais alto neste factor. Com base nos resultados escolheram-se os melhores itens e construiu-se uma proposta de um instrumento de motivação e expectativas.
Motivation and expectations have been studied in several areas. These concepts can be good indicators of future performance. So, the target of this thesis was designed: to adapt and validate an instrument to measure candidate´s expectations and motivation at the moment of the selection tests, in order to select the most motivated ones in the future. Based on the literature review, theories and concepts were discussed to choose which best fits the context. The sample of this study is 158 candidates to the Air Force, of both sexes, aged between 18 and 27 years competing to officers and airmen. To check out construct validity we used factor analysis method in principal components with varimax rotation. The results show that scale Work Preference Inventory (Amabile, Hill, Hennessey & Tighe, 1994) has five factors related to intrinsic and extrinsic motivation that explain 54.5% of the total variance. The scale Multimoti (Ferreira, Diogo, Ferreira & Valente, 2006) found a tetrafactorial structure with items related to motivation types that explains 50.25% of the total variance. The scale of expectations (Sims, Szilagyi & McKemey, 1976) has four factors that explain 59.94% of the total variance. The scales have good reliability. It was found that there is a main effect within subjects factor on all scales, as well as an interaction effect within subjects factor and between subjects factor in the first factor of WPI scale, where official candidates score higher than others. Based on the results, best items were chosen and a proposal for an instrument of motivation and expectations was built up.
Description: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações / Classificação do projecto em categorias definidas pela American Psychological Association (PsycINFO classification categories and codes): 2200 - Psicometria, estatísticas e metodologia; 2220 - Testes e validação.
URI: http://hdl.handle.net/10071/1868
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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