Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/18678
Autoria: Martins, Inês Lopes
Orientação: Dello Russo, Silvia
Data: 17-Dez-2018
Título próprio: The impact of career attitudes on developmental relationships
Referência bibliográfica: Martins, I. L. (2018). The impact of career attitudes on developmental relationships [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18678
Palavras-chave: Mentoring
Developmental relationships
Protean career
Boundaryless career
Carreira profissional -- Professional career
Atitude -- Attitude
Clima organizacional -- Organizational climate
Mudança tecnológica
Resumo: Organizations are currently facing a new work paradigm through global competition, restructuring, fast technological changes and restricted resources in which the constant change and adaptation has become a very important point (Hall, 1996; Dominguez & Hager, 2013). Therefore, not only the conceptualization of careers was transformed but also the mentoring literature has matured (Sullivan, 1999; Higgins & Kram, 2001). The new organizational environment is steadily gaining more and more importance, being the protean and the boundaryless considered as two popular career attitudes (Briscoe, Hall, & DeMuth, 2006). This cross-sectional study approaches how career attitudes impact developmental relationships and mentoring functions - career support, psychosocial support and role modeling. The data for this study was obtained through an online survey with a sample of 207 working professionals from different organizations and sectors. Overall, results did not verify the hypothesis proposed. However, a significant result revealed that individuals who have a boundaryless career attitude perceive to receive less career support. Thus, we discuss the implications of the findings for both theory and practice.
Atualmente, as organizações encontram-se a lidar com um novo paradigma em contexto de trabalho através da concorrência global, restruturação, rápidas e constantes mudanças tecnológicas, e recursos limitados, pelo que a necessidade de constante mudança e adaptação se tem tornado um fator cada vez mais importante para as organizações (Hall, 1996; Dominguez & Hager, 2013). Desta forma, não só a conceptualização das carreiras se tem transformado, como também a literatura sobre o mentoring se tem consolidado (Sullivan, 1999; Higgins & Kram, 2001). O novo clima organizacional tem ganho constante importância pelo que as carreiras proteana e sem fronteiras têm vindo a ser consideradas como as atitudes de carreira mais estudadas (Briscoe, Hall, & DeMuth, 2006). Este estudo transversal aborda a forma como as atitudes de carreira podem ter impacto nas relações de desenvolvimento e nas funções do mentoring – suporte de carreira, suporte psicossocial e modelação de função. Os dados para o estudo foram obtidos através de um questionário online com uma amostra de 207 profissionais de diferentes organizações e sectores de atividade. Em geral, os resultados não verificaram as hipóteses propostas, no entanto, um resultado significativo revelou que indivíduos que têm uma atitude de carreira sem fronteiras consideram receber menos suporte de carreira. São discutidas as implicações dos resultados do estudo para a teoria e para a prática.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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