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dc.contributor.advisorNunes, Francisco Serranito-
dc.contributor.authorReis, Arminda Godinho Rosa dos-
dc.date.accessioned2019-09-12T16:41:13Z-
dc.date.available2019-09-12T16:41:13Z-
dc.date.issued2018-09-03-
dc.date.submitted2017-09-
dc.identifier.citationReis, A. G. R. dos (2020). Uma abordagem motivacional da identidade organizacional: estudos em torno de uma antropomorfização [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18652por
dc.identifier.isbn9789897811722por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/18652-
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo analisar o fenómeno da Identidade Organizacional (IO) na sua centralidade tautologicamente aceite e até agora inquestionada para proporcionar uma Abordagem Motivacional da Identidade Organizacional (AMIO) mediante os estudos efetuados em torno de uma antropomorfização. Para que serve a IO e qual é a sua função, entre outras questões. Este trabalho divide-se em duas partes e onze capítulos. A parte um, capítulo um a oito: abordámos conceitos e estado da arte numa perspetiva, cronológica e de análise dos atributos de base dimensional. Conceitos, algumas questões holográficas e ideográficas e tensões e dialéticas da IO. Visões paradoxais. Observámos quais as perspetivas existentes, problema e importância, o que vamos fazer e porquê. Efetuámos um ponto de situação do que se sabe sobre a IO, principais controvérsias e o que falta saber. Revisitámos a IO, e as questões recuperadas de Erikson para atender à IO. Explorámos o porquê de proposta de uma nova abordagem à IO, através da AMIO. Analisámos a contribuição da teoria da construção motivada da identidade individual. Dado que reunimos tudo para uma expansão da IO, observámos também, como ela tem sido medida e o que assumimos da teoria de Vignoles e colegas, para proporcionarmos esta nova abordagem e o que ela vem acrescentar ao nível organizacional. Na segunda parte, damos nota dos primeiros estudos empíricos efetuados. No primeiro estudo empírico, analisámos a proposição fundamental da AMIO, explorámos as relações entre a presença de cada um dos seis motivos da identidade e outras facetas da vida organizacional, através da análise multinível, entre outros recursos estatísticos. No segundo estudo empírico, validámos uma escala da perceção da identidade organizacional, com impacto especial na centralidade da IO. E por último apresentámos uma discussão e conclusão finais, para darmos conta do impacto da investigação efetuada em cada um dos estudos, limitações e propostas de investigação futura. Concluímos principalmente, que existem seis motivos da identidade organizacional: autoestima, continuidade, distintividade, significado, eficácia e pertença, que constituem a essência das organizações. E ainda, que a investigação futura pode usufruir do estudo isolado de cada um destes elementos determinantes para as organizações.por
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the phenomenon of Organizational Identity (OI) in its tautologically accepted centrality until now unquestioned to provide a Motivational Approach to Organizational Identity (MAOI) through the studies carried out around an anthropomorphization. What is the purpose of OI and what is its function, among other issues. This work is divided into two parts and eleven chapters. Part one, chapters one to eight: deals with concepts and state of the art in a chronological perspective and analysis of dimensionalbased attributes. We observe some holographic and ideographic questions and tensions and dialectics of OI. Paradoxical visions. We looked at the existing perspectives, problem and importance, what we are going to do and why. Situation of what is known about OI, main controversies and what is still unknown. We revisited OI, and the questions recovered from Erikson to meet it. We explored the reasons for proposing a new approach to OI through MAOI. Analysis and contribution of motivated identity construction theory for organizational level. Since we have gathered everything for an expansion of OI, we also see how it has been measured and what we assume from the theory of Vignoles and colleagues, to provide this new approach and what it adds to the organizational level. In the second part we note the first empirical studies carried out. in the first empirical study we analyzed MAOI’s fundamental proposition, we explore the relations between the presence of each of the six identity motives and other facets of organizational life, through multilevel analysis, among other statistical resources. In the second empirical study, we validate a scale of the perception of the OI, with special impact for the centrality of the OI. Finally, we present a final discussion and conclusion for each study, in order to account for the impact of the research carried out, limitations and proposals for future research. We concluded mainly that there are six motives of organizational identity: self-esteem, continuity, distinctiveness, meaning, efficacy and belonging, which constitute the essence of organizations. Future research can benefit from the isolated study of each of these elements that are decisive for organizations.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectIdentidade organizacionalpor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectDesempenho organizacionalpor
dc.subjectSatisfação no trabalhopor
dc.subjectIdentificação organizacionalpor
dc.subjectAntropomorfismopor
dc.subjectOrganizational identitypor
dc.subjectExpanded model of organizational identitypor
dc.subjectOrganizational identity motivespor
dc.subjectMotivational approach to organizational identitypor
dc.subjectEnactmentpor
dc.subjectOrganizational performancepor
dc.subjectJob satisfactionpor
dc.subjectTurnover intentionpor
dc.subjectIdentificationpor
dc.subjectOrganizational identity orientationpor
dc.titleUma abordagem motivacional da identidade organizacional: estudos em torno de uma antropomorfizaçãopor
dc.typedoctoralThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid101444702por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameDoutoramento em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanospor
dc.subject.jelL2-
dc.subject.jelL20-
dc.subject.jel1L Industrial organization-
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