Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/18644
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJerónimo, Carlos-
dc.contributor.authorSousa, Hugo Miguel Breia de-
dc.date.accessioned2019-09-12T14:09:50Z-
dc.date.available2019-09-12T14:09:50Z-
dc.date.issued2018-11-29-
dc.date.submitted2018-09-
dc.identifier.citationSousa, H. M. B. de (2018). Management consulting business models: operations through and for digital transformation [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18644pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/18644-
dc.description.abstractManagement consulting as a service has become part of almost every company’s daily business. The growth is being exponential, even with all the non-consensual issues and controversies in the industry. However, the market is increasingly competitive, with new competitors coming from everywhere. At the same time, the world is changing at a speed never seen before, and the challenges are several: automation, scarcity of resources, democratization of the information, big data, and regulation are some examples. Thus, it’s not possible for consulting firms to keep providing the market needs without continuously adapting their own business models. The companies that can outperform these challenges more efficiently will win against the competitors. Investigate which strategies and mechanisms adopt to be agile and flexible enough, in which sectors invest the most, and how reinvent the business models in order to be resilient in a fast changing and technological world are the main objectives of this research. Several interviews with the top management of fifteen of the biggest consulting companies in Portugal were conducted. The results suggested that companies are now trying to differentiate by the services delivered, and these business models’ adaptation to the digital transformation is, rather than a reality, a need.por
dc.description.abstractA consultoria de gestão como serviço faz parte da atividade diária de quase todas as empresas. O crescimento tem sido exponencial, apesar de todos os aspetos não consensuais e controversos da indústria. Contudo, o mercado está cada vez mais competitivo com novos concorrentes a entrar por todo o lado. Ao mesmo tempo, o mundo está a transformar-se a uma velocidade nunca antes vista, e os desafios são diversos: automatização, escassez de recursos, democratização da informação, "big data", e regulação, são apenas alguns exemplos. Portanto, não é possível que as empresas de consultoria continuem a responder às necessidades do mercado sem continuamente adaptarem os seus modelos de negócio. As empresas que conseguirem superar estes desafios de forma mais eficiente irão estar em vantagem perante os concorrentes. Investigar quais as estratégias e mecanismos a adotar pelas empresas para serem ágeis e flexíveis o suficiente, em que setores investir mais, e como reinventar os modelos de negócio de maneira a ser resiliente num mundo cada vez mais tecnológico e incerto, são os principais objetivos desta dissertação. Assim sendo, foram realizadas diversas entrevistas a gestores de topo de 15 das maiores empresas de consultoria em Portugal. Os resultados demonstram que as empresas estão a diferenciar-se pelos serviços fornecidos, e esta adaptação dos modelos de negócio à transformação digital mais do que uma realidade, é uma necessidade.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectConsultingpor
dc.subjectBusiness modelspor
dc.subjectOperationspor
dc.subjectDigital transformationpor
dc.subjectConsulting companiespor
dc.subjectGestão de empresaspor
dc.subjectConsultoriapor
dc.subjectModelos de negóciopor
dc.subjectTecnologia digitalpor
dc.subjectPortugalpor
dc.titleManagement consulting business models: operations through and for digital transformationpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202127826por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
dc.subject.jelL89-
dc.subject.jelM19-
dc.subject.jelO14-
dc.subject.jel1L Industrial organization-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
dc.subject.jel1O Economic development, innovation, technological change, and growth-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_hugo_breia_sousa.pdf1,2 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.