Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/1861
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Hélia-
dc.contributor.authorGrilo, Rita da Silva Raimundo Martins-
dc.date.accessioned2010-05-25T14:19:35Z-
dc.date.available2010-05-25T14:19:35Z-
dc.date.issued2010-
dc.date.submitted2009-12pt
dc.identifier.citationGRILO, Rita da Silva Raimundo Martins - A consciencialização do consumidor quanto às energias renováveis [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2010. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1861>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/1861-
dc.descriptionRelatório de Projecto / Classificação JEL: O13; Q01; Q27; Q42pt
dc.description.abstractNos últimos anos o mundo tem enfrentado grandes mudanças climáticas, fruto maioritariamente, dos maus hábitos de consumo de energia dos indivíduos. Por isso, é inevitável uma alteração desses mesmos hábitos, ou corre-se o risco de, a curto prazo, o mundo enfrentar consequências nefastas. Actualmente, o consumo desmedido das energias convencionais, ou não renováveis, conduzirá ao seu esgotamento e a um agravamento das condições de vida das gerações futuras. Assim, torna-se urgente a passagem das energias convencionais para uma maior exploração e consumo das renováveis, proporcionando desta forma, um desenvolvimento mundial mais sustentável. Neste trabalho analisa-se o comportamento dos consumidores quanto à adopção, das energias renováveis, tendo como objectivo perceber se estes estão mais conscientes dos seus actos e se por isso adoptam comportamentos mais sustentáveis. Conclui-se que as energias renováveis mais reconhecidas são a eólica e a solar, mostrando que é necessária mais divulgação das outras. O consumidor de uma maneira geral está consciente dos impactos que o consumo das fontes de energia convencionais irá trazer num futuro próximo. Por isso já adopta algumas atitudes que fazem a diferença e que ajudam a diminuir a sua pegada ambiental. No estudo realizado aferiu-se que a informação disponível ainda não é suficiente, tendo os inquiridos mostrado interesse numa maior divulgação desta através dos media, nomeadamente com debates e programas informativos em horário nobre, captando assim um público mais alargado.pt
dc.description.abstractIn the last years the world has faced several climatic changes, as a result, mostly, of incorrect habits regarding energy consumption. Then, it is inevitable a change on those habits or in the short term the world can suffer the correspondent consequences. Currently, the unrestrained consumption of conventional or non-renewable energy, will lead to exhaustion and a worsening of conditions of life of future generations. Thus, it is vital to change from conventional energy sources for further exploration and consumption of renewable sources, thereby offering a more sustainable global development. This paper analyzes consumers’ behaviour in the adoption of renewable energy, aiming to understand whether these are more aware of their actions and therefore adopt sustainable behaviours. We can conclude that the most recognized renewable energies are wind and solar, showing the need of higher disclosure regarding the others. The consumer in general is aware about the impact that the consumption of conventional energy sources will bring in the future. So, he has already taken some attitudes that make the difference to help the reduction of his environmental footprint. In this study was verified that the available information is not enough, since the respondents showed a greater interest in the divulgation of this through the media, particularly with debates and information programs in prime time, thus capturing a wider audience.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsrestrictedAccesspt
dc.subjectEnergias renováveispt
dc.subjectEnergias não renováveispt
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt
dc.subjectComportamento do consumidorpt
dc.subjectRenewable energypt
dc.subjectNot renewable energypt
dc.subjectSustainable developmentpt
dc.subjectConsumers’ behaviourpt
dc.titleA consciencialização do consumidor quanto às energias renováveispt
dc.typemasterThesispt-PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Rita Silva Grilo - A consciencialização do consumidor q.pdf
  Restricted Access
1,13 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.