Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/18557
Autoria: Santos, José Miguel Beirão Lamela Gomes dos
Orientação: Azevedo, Joana
Data: 14-Dez-2018
Título próprio: Administração pública eletrónica: contributo para a conceção do projecto Vistoria na hora
Referência bibliográfica: Santos, J. M. B. L. G. dos (2018). Administração pública eletrónica: contributo para a conceção do projecto Vistoria na hora [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18557
Palavras-chave: Administração pública
Indústria alimentar
Sistema de informação
Novas tecnologias
Modernização administrativa
Descentralização administrativa
Inovação tecnológica
Desempenho organizacional
Monitorização
Controlo de processos
Trabalho de projeto
Resumo: Porque a informação é central na administração, os recursos para geri-la e a forma como são usados são preponderantes nos resultados e nos valores que as organizações alcançam e prosseguem. No âmbito de um processo de modernização administrativa da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), propõe-se uma iniciativa de administração pública eletrónica – o projeto Vistoria na hora. Este projeto consiste na utilização de tecnologias de informação nas vistorias aos estabelecimentos do setor alimentar, bem como na desconcentração administrativa, com vista ao aumento da eficiência, ao reforço da eficácia e à melhoria da qualidade dos controlos oficiais. Se for bem-sucedido, o projeto reforçará a autoridade e a competência da DGAV, capacitando-a para a prestação de um serviço melhor aos operadores económicos e aos consumidores. Para dar resposta aos variados desafios que a conceção do projeto enfrentou, foi definida uma estratégia metodológica que combinou a constituição de um painel de peritos, a elaboração de um inquérito aos operadores e a realização de três focus groups com colaboradores da DGAV. O resultado é uma proposta estruturada em cinco dimensões: uma aplicação web, um computador híbrido, uma alteração organizacional de desconcentração administrativa, uma metodologia de monitorização de desempenho e uma estratégia de comunicação.
Designação do grau: Mestrado em Administração Pública
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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