Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/18503
Autoria: Gonçalves, Ricardo Manuel dos Ramos
Orientação: Oliveira, Marisa Luísa Tiago de
Data: 14-Dez-2018
Título próprio: A cultura ao serviço da revolução: campanhas de dinamização cultural e acção cívica do MFA
Referência bibliográfica: Gonçalves, R. M. R. (2018). A cultura ao serviço da revolução: campanhas de dinamização cultural e acção cívica do MFA [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18503
Palavras-chave: Revolução cultural
Política cultural
Fascismo
25 de Abril
Forças armadas
Culture
Portuguese revolution
Armed forces movement
Cultural dynamization
Fascism
Resumo: Ao longo desta investigação pretende-se analisar de que forma se caracterizaram as designadas Campanhas de Dinamização Cultural e Acção Cívica do MFA, procurando-se determinar quais as noções de cultura que norteavam esta iniciativa. Num contexto historicamente revolucionário, estas campanhas de carácter político-cultural consubstanciaram-se em acções desenvolvidas por militares e civis com objectivo de reforçar a ligação entre os militares e as populações locais, com insuficientes recursos monetários e materiais. Para isso foram integradas intervenções artísticas e culturais, com a finalidade de se criar uma nova rede cultural no país, o que constitui um primeiro prenúncio de descentralização cultural para o território. Tuteladas pela 5ª Divisão e planeadas por uma Comissão Dinamizadora Central (CODICE), as Campanhas de Dinamização Cultural assumiram-se assim como umas das primeiras iniciativas culturais no Portugal pós-25 de Abril. Neste sentido, esta dissertação pretende ainda situar as campanhas no seio das políticas culturais desenvolvidas em Portugal depois de 1974.
This research aims at analyzing how the so called Cultural Dynamization and Civic Action Campaigns of the Armed Forces Movement were characterized and determining the underlying cultural notions. In a historically revolutionary context, these political-cultural campaigns consisted of military and civil actions with the goal of reinforcing the connection between the military and the local population, which lacked monetary and material resources. For this purpose, artistic and cultural interventions were integrated to create a new cultural network in the country, which represented a foresight to the country’s cultural decentralization. Overseen by the 5th Division and planned by the Central Dynamizing Commission (CODICE), the Cultural Dynamization Campaigns constituted one of the first cultural initiatives in Portugal after the 25th of April. Therefore, this dissertation also intends to place the campaigns in the context of the cultural politics developed in Portugal after 1974.
Designação do grau: Mestrado em História Moderna e Contemporânea
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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