Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/18435
Autoria: Forte, João Pedro Panagassi
Orientação: Rato, Vasco Nunes da Ponte Moreira
Data: 10-Dez-2018
Título próprio: Sistema de gestão ambiental no ensino superior : análise de impacte ambiental da Ala Autónoma do Instituto Superior de Lisboa (ISCTE-IUL)
Referência bibliográfica: FORTE, João Pedro Panagassi - Sistema de gestão ambiental no ensino superior : análise de impacte ambiental da Ala Autónoma do Instituto Superior de Lisboa (ISCTE-IUL) [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2018. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/18435>.
Palavras-chave: Gestão do ambiente
Impacto ambiental
Ensino superior
Certificação
Environmental impact analysis
Higher education institution
Environmental certification
Environmental management
Resumo: A presente dissertação centra-se na criação de um modelo de análise de impacte ambiental e sua aplicação nos espaços da Ala Autónoma do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Procuramos através do processo investigativo identificar os possíveis impactes que eram considerados significativos na instituição, mensura-los de maneira que sejam analisados pelo mesmo método. A investigação baseou-se numa metodologia qualitativa e quantitativa, sendo a primeira mais significativa. O objetivo geral era descobrir qual dos espaços da área de estudo poderia ser considerado o de maior impacte de acordo com o modelo de análise elaborado. Através dos resultados permitiu-se verificar que os espaços da Ala Autónoma, em sua maioria, são negativamente impactes em praticamente todos os cenários analisados, sendo apenas alguns deles considerados positivamente impactantes. Além disto, o estudo mostrou que o investimento em minimização de impactes é importante, já que o resultado obtido quando analisou-se um cenário energético que inclui instalação de captação de energia renovável em comparação com os demais é o mais promissor de todos. Conclui-se que as próximas ações voltadas para a sustentabilidade que o Instituto deverá tomar precisarão levar em consideração diferentes aspectos da área da sustentabilidade e que os espaços com impactes mais ambientalmente significantes, as Salas Comuns e de Aula, precisam de atenção diferenciada, visto seu Impacte Final (IF) elevado.
This dissertation focus in the creation of a environmental impact analysis model and its application at the Ala Autonoma’s spaces at University Institute of Lisbon (ISCTE-IUL). It searched through the investigative process to identify the possible impacts which were considered significants at the institution, measure them in a way that they are analysed by the same methodology. This investigation based itself in a qualitative and quantitave methodology; the qualitative is the most significant in the process. The main goal was finding out which spaces of the study area could be considered the most impacting according with the methodology. Through the results, it was possible to verify that the Ala Autonoma’s spaces, mostly, are negatively impacting in almost all the scenarios, being just in some spaces considered positive. Additionally, the study showed that the investment in minimizing the negative impacts is really important, since the results obtained when the installation of renewable energy collection was analysed were the most promising of all of them. It may be concluded that the next actions towards sustainability that the Institute will have to take will need to consider the different aspects of the sustainability and the spaces with significant environmental impacts, "The Office rooms" and the "Classrooms" will need more attention, because of the high "IF" value (final impact).
Designação do grau: Mestrado em Estudos do Ambiente e da Sustentabilidade
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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