Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/1843
Author(s): | Santos, Sónia Filipa da Costa dos |
Advisor: | Curto, José Dias Cardoso, Sebastião |
Date: | 2010 |
Title: | Orientações estratégicas para o comércio grossista alimentar Tex-Mex: o caso Travil, Lda |
Reference: | SANTOS, Sónia Filipa da Costa dos - Orientações estratégicas para o comércio grossista alimentar Tex-Mex: o caso Travil, Lda [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1843>. |
Keywords: | Restauração temática Comércio grossista Orientações estratégicas Travil Theme restaurant Wholesale Strategic alternatives |
Abstract: | O sector grossista de produtos alimentares e bebidas tex-mex encontra-se numa fase de
estagnação, obrigando a Travil a redefinir a sua estratégia.
Este trabalho tem por objectivo propor um conjunto de orientações estratégicas à
empresa, para que esta se consiga reposicionar no mercado em que opera. Começa-se
por caracterizar o meio onde a empresa se insere, onde é feita uma análise ao comércio
grossista e a retalho de produtos alimentares e bebidas, percebendo a evolução dos
principais indicadores destes sectores. De seguida, compreende-se o negócio da
restauração temática, de que forma a cultura o influencia e qual o peso das PME‟s na
estrutura do comércio.
Na etapa seguinte, é feita uma caracterização detalhada da situação actual da empresa,
inclusivamente com a apresentação dos principais stakeholders e a evolução dos
indicadores económico-financeiros. Esta análise tem por objectivo perceber o estado
actual da empresa, nomeadamente ao nível de Rendibilidades (Operacional, Económica,
do Investimento e Financeira), do equilíbrio financeiro e em alguns rácios, como a
liquidez, solvabilidade, autonomia financeira, capacidade de endividamento e rotações.
Por fim, e tendo como base os resultados destas duas análises, externa e interna, são
propostas determinadas alternativas estratégicas que visam reposicionar a Travil no
mercado em que opera. Este reposicionamento estratégico gera mais vantagens
competitivas para combater as dificuldades vividas pela Travil no sector grossista de
restauração temática tex-mex. The wholesaling of tex-mex food and beverages faces a stagnation period, forcing Travil, Ltd to revise its strategy. This work aims to propose a set of strategic guidelines for the company, allowing Travil to reposition herself in the market it operates. The work begins by characterizing the environment where the company is inserted, analyzing the wholesale and retail of food and beverage products, seeing the trends in key indicators of these sectors. Then, the work focuses on understanding the theme restaurant business, the culture influence in this type of business and the weight of SMEs in the trade structure. In the next step, a detailed characterization of the current situation of the company is made, including the presentation of the key stakeholders and the evolution of several economic and financial indicators. This analysis aims to understand the current state of the company, namely in the level of Profitability (Exploration, Economics, Investment and Finance), of the financial balance and some ratios such as liquidity, solvency, financial independence, debt capacity and rotations. Finally, and based on the results of these two analysis, external and internal, it is proposed a set of strategic alternatives that aim to reposition the Travil, Ltd in the market in which it operates. This strategic repositioning creates a bigger ability to address the difficulties experienced by Travil, Ltd in the wholesale tex-mex restoration theme. |
Degree: | Mestrado em Gestão |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Orientações Estratégicas para o Comércio Grossista Alimentar Tex-Mex - O Caso Travil - Sónia Sant.pdf | 2,69 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.