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http://hdl.handle.net/10071/18361
Autoria: | Ivanova, Elitza Vladimirova |
Orientação: | Silva, António José Correia Vieira da |
Data: | 19-Nov-2018 |
Título próprio: | How do policy incentives influence the adoption of electric vehicles? |
Referência bibliográfica: | Ivanova, E. V. (2018). How do policy incentives influence the adoption of electric vehicles? [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18361 |
Palavras-chave: | Battery electric vehicle Adoption Policy incentives Early adopters Greenhouse gas emissions Veículo eléctrico Redução das emissões de gases |
Resumo: | Battery electric vehicles (BEVs) are an effective way to reduce fossil fuel consumption
and greenhouse gas emissions. BEVs result in lower energy consumption, greenhouse gas
emissions, and urban air pollution compared to internal combustion engine vehicles (ICEVs).
Although the uptake of EVs has been significant in a short period of time, most government
goals for adoption have not been met and the number of BEVs on the road is still low. Therefore,
in order to reduce current greenhouse gas emissions from the transport sector, a vast number of
governments have implemented different policy incentives, aiming to stimulate the mass
adoption of electric vehicles. The policy makers have introduced two main types of policies –
purchase-based and use-based. This work seeks to determine the relationship of those policy
incentives to the market deployment of BEVs to mainstream consumers with demographics and
vehicle attribute preferences most common to today’s new vehicle purchasers. Moreover, this
research argues that policies intending to stimulate the uptake of BEVs should not focus on
mainstream consumers, but instead they should refocus on niche markets and early adopters,
targeting them differently. Regarding to that, this work also presents findings, that that there
are two main groups of early adopters – high-end and low-end adopters, which have different
socio-economic profile and different opinions of their vehicles with high-end adopters viewing
their BEVs more preferentially. BEV policies approaching early adopters and niche markets
differently would create complementary system that will lead to increased BEV market
penetration and realization of intended societal benefits. Os veículos eléctricos a bateria são uma forma eficaz de reduzir o consumo de combustível fóssil e a emissão de gases de efeito de estufa. Os VEB para além de terem como resultado um consumo de energia e emissão de gases significativamente mais reduzidos, têm um impacto menor na poluição atmosférica urbana, em comparação, aos veículos com motor de combustão interna. Embora a receptividade dos VE tenha aumentado significativamente num curto período de tempo, a maioria dos objetivos governamentais e incentivos à adopção de VE ficaram aquém e consequentemente, o número de VE na estrada é consideravelmente baixo. Com o objectivo de reduzir a emissão de gases de efeitos de estufa provenientes do sector dos Transportes, um vasto número de entidades governamentais implementou diversas políticas de incentivos com a finalidade de estimular a adopção em massa de VE. Os decisores políticos introduziram dois tipos de medidas: baseadas na compra ou na utilização. Este trabalho de investigação visa determinar a relação destas políticas de incentivos com o desenvolvimento do mercado de VE para consumidores mainstream, com características demográficas e preferências de atributos mais comuns aos novos compradores de veículos. Essencialmente, esta investigação tem como argumento que os focos deveriam ser mercados de nicho e novos consumidores (early adopters), ao invés de consumidores mainstream. Esta investigação apresenta, ainda, resultados como a distinção de dois grupos de early adopters - high-end and low-end adopters – que têm diferentes perfis socioeconómicos e diferentes preferências quanto à escolha dos veículos. As políticas dedicadas aos veículos eléctricos a bateria dirigidas a mercados de nicho e early adopters iriam criar uma forma complementar de impulsionar a penetração de mercado dos veículos eléctricos a bateria e a concretização dos benefícios sociais pretendidos. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão Internacional |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_elitza_ivanova.pdf | 2,05 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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