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http://hdl.handle.net/10071/18351
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Dotto, B. R. | - |
dc.contributor.author | Silva, A. S. | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-03T12:02:47Z | - |
dc.date.available | 2019-07-03T12:02:47Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.issn | 2182-3030 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/18351 | - |
dc.description.abstract | A demanda por mobilidade e a crescente dependência por veículos privados para viagens intra-metropolitanas em particular, é atualmente um dos principais pontos no debate sobre o desenvolvimento urbano sustentável, uma vez que é responsável por diversos impactos sociais, econômicos e ambientais. Diversas certificações, com o intuito de mensurar a sustentabilidade no meio urbano, apresentam diferentes critérios e estratégias elencados como relevantes em seus métodos de avaliação. Neste contexto, o presente estudo questiona de que modo a mobilidade é abordada em índices de sustentabilidade urbana, em termos da sua importância para a qualidade de vida em cidades. Para isso, as certificações LEED, BREEAM e AQUA foram analisadas e contrapostas nas categorias referentes a bairros e novas edificações sustentáveis, apresentando o comparativo da importância investida aos componentes de mobilidade em cada tipo de avaliação. Os resultados sugerem que a certificação BREEAM apresenta maior representatividade entre as três certificações analisadas, seguida pela certificação LEED. A análise também indicou que a categoria de bairros manifesta relevância significativamente superior em termos de alcance percentual da pontuação que engloba este assunto. A abordagem deste tema pelas certificações pode auxiliar na visibilidade de práticas mais eficientes e sustentáveis de mobilidade urbana, melhorando o ambiente urbano e aumentando a qualidade de vida das cidades. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | DINÂMIA'CET-IUL | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147300/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Mobilidade urbana | por |
dc.subject | Certificação sustentável | por |
dc.subject | Sustentabilidade | por |
dc.subject | Ambiente urbano | por |
dc.title | A representatividade da mobilidade urbana em certificações de sustentabilidade | por |
dc.type | article | - |
dc.pagination | 152-164 | por |
dc.publicationstatus | Publicado | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.journal | CIDADES, Comunidades e Territórios | por |
dc.distribution | Internacional | por |
dc.number | 38 | por |
degois.publication.issue | 38 | por |
degois.publication.title | CIDADES, Comunidades e Territórios | por |
dc.identifier.doi | 10.15847/citiescommunitiesterritories.jun2019.038.art05 | - |
Aparece nas coleções: | DINÂMIA'CET-RN - Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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16. DOTTO e SOUZA SILVA_A representatividade da mobilidade_VF.pdf | 223,99 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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