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http://hdl.handle.net/10071/18214
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Title: Políticas educativas, organizações e sucesso escolar: estudo de caso numa Escola Secundária/3ºciclo
Authors: Caldeira, Sónia Cristina Russo
Orientador: Sebastião, João
Keywords: Política de educação
Sucesso escolar
Prática pedagógica
Qualidade do ensino
Educational policies
Academic success
Organisational and pedagogical capacity
TurmaMais
Self-regulation
School improvement
Issue Date: 29-Nov-2018
Citation: CALDEIRA, Sónia Cristina Russo - Políticas educativas, organizações e sucesso escolar: estudo de caso numa Escola Secundária/3ºciclo [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2018. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/18214>.
Abstract: A evolução da sociedade no século XXI torna fundamental a alteração do foco de intencionalidade das políticas públicas de educação. Trabalhando a escola pública com “todos os alunos” a principal missão da escola passa pela melhoria dos resultados escolares, pelo combate ao abandono escolar e pela definição de diferentes estratégias que possam proporcionar uma educação de qualidade para todos os alunos. A investigação realizada procurou analisar e compreender melhor o modo como as organizações escolares podem tomar opções organizativas e apropriar-se das políticas educativas emanadas da administração central por forma a dar resposta às questões do insucesso escolar dos seus alunos. O objeto de estudo foi uma escola (não agrupada) pioneira na produção e implementação de um projeto de promoção do sucesso escolar –Projeto TurmaMais.A análise realizada permite-nos afirmar que o projeto TurmaMais não é mais do que a solução encontrada por uma escola, para dar resposta a problemas decorrentes da sua prática letiva, e que cruza o projeto educativo de escola com os seus modos de funcionamento e a sua autonomia própria, como forma de melhorar as aprendizagens de todos os alunos e potenciar o sucesso. Salientamos que a aprovação e aplicação do projeto exigiram uma abordagem diferente a nível das políticas educativas, que usualmente ocorrem numa lógica de “cima para baixo”, ou seja, da tutela para a escola. Admitimos também que implementação da tecnologia organizacional TurmaMais tem impacto ao nível organizacional, ao nível das práticas pedagógicas, da promoção do sucesso escolar dos alunos e ainda da relação escola-família. Realçamos a existência de equipas educativas de docentes, o desenvolvimento de trabalho colaborativo entre professores, assim como a monitorização de resultados e a capacidade autorregulativa da escola, como principais determinantes para a melhoria da qualidade do processo ensino aprendizagem.
The evolution of society in the 21st century makes it fundamental to change the focus of public education policies. Work towards a public education for "all students", improve school results, combat student drop-outs and define different strategies that can provide a quality education for all students, is now the main mission of the school. This research sought to analyse and better understand how schools can make organisational choices and take ownership of the educational policies emanating from the central administration in order to answer the questions of their students' academic failure. The object of this study was a pioneer school in the production and implementation of a project to promote academic success: the “TurmaMais” Project. The analysis allows us to affirm that the TurmaMais project is no more than the solution found by a school, in response to the problems arising from its teaching practice. This school found a way to improve academic success and the learning of its students, articulating its educational project with the way the school operates and its own autonomy. We emphasize that the project approval and implementation require a different approach to educational policies, which generally occurs from the top down because schools are highly dependent on central government laws. We also admit that the implementation of the TurmaMais model has an impact at the organizational level, at the level of pedagogical practices, in the promotion of the students' academic success and in the school-family relationship. We recognize the importance of educational teams and the development of collaborative work among teachers, as well as the control and monitoring of results and the capacity for self-regulation of the school, as main determinants to improve the quality of teaching and learning process.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/18214
Thesis identifier: 202111733
Designation: Mestrado em Administração Escolar
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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