Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/18113
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFalcão, Pedro Fontes-
dc.contributor.authorNobre, Marta Engenheiro-
dc.date.accessioned2019-05-23T15:29:55Z-
dc.date.issued2018-11-28-
dc.date.submitted2018-09-
dc.identifier.citationNobre, M. E. (2018). From public relations to business diplomat: new competencies [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18113pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/18113-
dc.description.abstractIn an ever-increasing diverse and globalized business world, where a myriad of new stakeholders has developed, companies began to emerge as influential actors who could engage in commercial, economic and diplomatic activities. In order to manage all these new complex interactions, Public Relations (PR) was seen as an important link to deal with such issues, however PR functions are no longer enough to achieve all the goals in connecting with this new environment. The emergence of the Business Diplomat (BD) can fulfil most of the gaps left by the PR, however if one looks for a more well-structured and defined department, functions or even for competencies, there is no reliable answer on how business diplomacy is executed. The present study is set to identify whether BD adds values to the traditional PR function, so that one can delineate a more stable and reliable framework on how and by whom business diplomacy is performed. To that end, data from a sample of participants was collected regarding their daily activities, position and company characteristics. Through an analysis of the factorial structure of PR and BD functions, both separately and joined, research findings show that BD adds value to the traditional PR function especially when considering the joint solution which presents 3 factors (influence, communication and intelligence), showing that it is technically stronger than the separate solutions.por
dc.description.abstractNum mundo empresarial cada vez mais diversificado e globalizado, onde se tem desenvolvido uma miríade de novos "stakeholders", as empresas começaram a emergir como atores influentes que conseguem exercer atividades comerciais, económicas e diplomáticas. De forma a gerir todas estas novas complexas interações, o Relações Públicas (RP) foi visto como um "link" importante para lidar com estes assuntos, contudo as funções do RP já não são suficientes para atender todos os objetivos que este novo ambiente exige. O aparecimento do Diplomata Empresarial (BD) pode preencher a maioria das lacunas do RP, contudo se se procurar por um departamento bem estruturado e definido, funções ou até mesmo competências, não há uma resposta fiel sobre a forma como esta diplomacia é executada. O presente estudo está definido para identificar se a função de BD acrescenta valor à função tradicional de RP, para que se consiga delinear uma estrutura mais estável e segura de como e por quem é que a diplomacia empresarial é praticada. Para esse fim, foram recolhidos dados de uma amostra de participantes acerca das suas atividades diárias, posição e características das suas empresas. Através de uma análise fatorial da estrutura das funções de PR e BD, tanto separadamente como em conjunto, os resultados da pesquisa mostram que a função de BD acrescenta valor à função tradicional de PR, particularmente quando considerando a solução conjunta que apresenta 3 fatores (influência, comunicação e inteligência), demonstrando que é tecnicamente mais forte do que as soluções separadas.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectDiplomaciapor
dc.subjectRelações públicaspor
dc.subjectStakeholderspor
dc.subjectGestão empresarialpor
dc.subjectStakeholders' managementpor
dc.subjectBusiness diplomacypor
dc.subjectPublic relationspor
dc.subjectBusiness diplomatpor
dc.titleFrom public relations to business diplomat: new competenciespor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202127990por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Empresaspor
dc.date.embargo2019-11-23-
dc.subject.jelM1-
dc.subject.jelM10-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_marta_engenheiro_nobre.pdf2,04 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.