Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/1800
Author(s): Araújo, Michele Santos de
Advisor: Menezes, Rui
Date: 2009
Title: A importância do planejamento estratégico como ferramenta de gestão para micro e pequenas empresas no Estado de Goiás, Brasil
Reference: ARAÚJO, Michele Santos de - A importância do planejamento estratégico como ferramenta de gestão para micro e pequenas empresas no Estado de Goiás, Brasil [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1800>.
Keywords: Micro e pequena empresa
Planejamento estratégico
Gestão
Empreendedorismo
Micro and small business
Strategic planning
Management
Abstract: As micro e pequenas empresas no Brasil são a maioria dentre as organizações formais e contribuem significativamente com o PIB (Produto Interno Bruto) do país. Por essas razões, a preocupação de muitos pesquisadores por meios que consolidem com sustentabilidade essas empresas é real. Dentre as causas para um percentual considerável de mortalidade empresarial, várias configuram uma falta de planejamento estratégico. Com isto, esta tese tem como objetivo demonstrar a importância do Planejamento Estratégico (PE) para as micro e pequenas empresas, pois verifica-se que por meio de análises e desenvolvimento de ações focadas minimiza-se possibilidades de insucesso. O resultado serve como reflexão para que o poder público e a iniciativa privada possam atuar em conjunto na disseminação do planejamento estratégico em empresas que estejam começando e ao longo de seu ciclo de vida.
The micro and small enterprises in Brazil are among the most formal organizations and they contribute significantly to the GDP (Gross Domestic Product) of the country. For these reasons, the concern of many researchers to consolidate with sustainability these companies is real. Among the causes of a considerable percentage of business mortality, several are lacking strategic planning. Therefore, this thesis aims to demonstrate the importance of Strategic Planning (SP) for micro and small enterprises. It appears that through analysis and development of focused actions the chances of failure are minimized. The result serves as a consideration for the public power and private initiative so they can act together in the dissemination of strategic planning in the companies’ life cycle.
Degree: Mestrado em Gestão de Empresas
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
versao final tese parte 1.pdf80,42 kBAdobe PDFView/Open
versao final tese parte 2.pdf343,91 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.