Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/17956
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | André, P. | - |
dc.contributor.author | Rosado, C. | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-30T13:04:58Z | - |
dc.date.available | 2019-04-30T13:04:58Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-8862-15-0 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/17956 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo é composto de fragmentos históricos colocados em confronto e pretende ser um ensaio paralelo da investição sistémica de Lisboa por Paris pela escolha da obra de Walter Benjamin, Le livre des Passages (The Passagenwerk ou Arcades Project) – uma obra, e um autor que abrem o debate norteador que ambiciona ser a reprodução de um contexto urbano: “Et le passage est l’architecture la plus importante du XIXe siècle” (BENJAMIN, 2009, p.832). O corpo do confronto iniciar-se-á no l´exposé de 1935 intitulado Paris, capitale du XIXe siècle e consequentemente na sua consciência evolutiva com edição no Zeitschrift für Sozialforschung em 1936 sob a chancela francesa de L´Oeuvre d´art à l’époque de sa reproduction mécanisée – Fig. 1. O interesse centra-se na possibilidade conceitual de se estar em permanente construção e inconclusão – tal como na obra de Benjamin. Charles Baudelaire é proposto como um modelo-miniatura em Les Passages e neste escrito assume-se como uma personagem convidada. Será a partir dele que se fará o confronto em espelho pela interpretação do poema Le Cygne incluído no Tableaux Parisiens na secção de Les Fleurs du mal – “Le vieux Paris n’est plus la forme d’une ville (...)” – “Paris change ! mais rien dans ma mélancolie\ N’a bougé !” e da análise do frontespício de Félicien Rops para o poema Les Épaves referenciados por Benjamin. As perculsivas interpretações melancólicas e alegóricas dos fragmentos baudelairianos, impulsionarão a abordagem a Ressano Garcia pelas ligações que teve com Paris e pela implantação do projecto de expansão de Lisboa, que conjuntamente a Eça, leia-se de Queirós, estarão no outro lado do espelho. Fragmento a fragmento é construído o ensaio numa rede de conceitos operativos que movem a investição e confrontam duas cidades tão ligadas e distantes. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | DINÂMIA'CET-IUL | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147301/PT | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Baudelaire | por |
dc.subject | Benjamin | por |
dc.subject | Paris | por |
dc.subject | Lisboa | por |
dc.subject | Ressano Garcia | por |
dc.title | A imagem fragmentária benjaminiana de Baudelaire aplicada a Lisboa de Ressano Garcia como similitude imaginária de Paris, capital do Século XIX | por |
dc.type | conferenceObject | - |
dc.event.title | Territórios Metropolitanos Contemporâneos | - |
dc.event.type | Conferência | pt |
dc.event.location | Lisboa | por |
dc.event.date | 2017 | - |
dc.pagination | 70 - 83 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.journal | Territórios Metropolitanos Contemporâneos | - |
degois.publication.firstPage | 70 | - |
degois.publication.lastPage | 83 | - |
degois.publication.location | Lisboa | por |
degois.publication.title | A imagem fragmentária benjaminiana de Baudelaire aplicada a Lisboa de Ressano Garcia como similitude imaginária de Paris, capital do Século XIX | por |
dc.date.updated | 2019-04-30T14:04:08Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-45079 | - |
Aparece nas coleções: | DINÂMIA'CET-CRN - Comunicações a conferências nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A Imagem.pdf | Versão Editora | 1,61 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.