Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/17933
Autoria: Barreira, Lucie Nunes
Orientação: Nascimento, Generosa do
Data: 10-Dez-2018
Título próprio: A performance e o desempenho no departamento de recursos humanos na banca: estudo de caso
Referência bibliográfica: Barreira, L. N. (2018). A performance e o desempenho no departamento de recursos humanos na banca: estudo de caso [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17933
Palavras-chave: Controlo de gestão
Avaliação do desempenho
Performance
Balanced Scorecard
Recursos humanos
Trabalho de projeto
Management control systems
Performance
Human resources
Resumo: Atualmente, a excelência é um requisito mínimo para a sustentabilidade das organizações, dado que existe a necessidade da procura constante pela qualidade, a melhoria contínua, a redução de custos, a eficiência operacional, a criação de valor e a retenção e motivação dos colaboradores. O controlo de gestão tem vindo a ganhar importância acompanhando o crescente aumento da complexidade nas organizações. Assim, torna-se necessário desenvolver e implementar estratégias e metodologias com vista à criação de valor. O "Balanced Scorecard" potencia o alinhamento estratégico assim como o alinhamento a diversos departamentos da organização. Este projecto visa o desenvolvimento de um sistema de controlo de gestão para o Departamento de Recursos Humanos do Banco. Surge no momento em que a organização se depara com o processo de transferência de departamentos e por consequência, de projectos. O principal objetivo deste trabalho é uma proposta de um sistema de controlo de gestão para a medição e acompanhamento da "Performance" deste departamento, sendo as mais valias de maior relevância no sentido prático, contribuindo para o alinhamento estratégico do departamento com os objetivos da organização.
Currently, excellence is a minimum requisite for the sustainability of organisations given the need for the constant search of quality, continuous improvement, cost reduction, operational efficiency, creation of value, retention and motivation of collaborators. Management control has gained increasing importance and has accompanied the growing complexities in organisations. This has created the need to develop and implement strategies and methodologies with the perspective of value creation. The Balance Scorecard permits the strategic alignment as well as the alignment of various departments within the organisation. This project aims to develop a management control system of the Bank’s Human Resources department. This occurs at a time when the organisation is faced with the process of transferring departments and consequently, projects. The main objective of this work rests in proposing a system of management control to assess and monitor the performance of this department with the added value of greater relevance for the practical application of the strategic alignment of the department with the objectives of the organisation.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_lucie_nunes_barreira.PDF1,08 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.