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dc.contributor.advisorCarvalho, José Crespo de-
dc.contributor.authorDias, Paulo Alexandre Guerreiro da Silva-
dc.date.accessioned2010-05-13T15:00:35Z-
dc.date.available2010-05-13T15:00:35Z-
dc.date.issued2009-
dc.date.submitted2009-05pt
dc.identifier.citationDias, Paulo Alexandre Guerreiro da Silva - Reposicionamento estratégico no retalho: aplicação a um caso de estudo - Pingo Doce [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1791>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/1791-
dc.descriptionRelatório Projectopt
dc.description.abstractO aumento da concorrência e a globalização da oferta transformam a qualidade e o preço nos factores diferenciadores para uma empresa de distribuição alimentar. Com a redução de preços, apenas uma gestão eficiente da cadeia de valor permite criar vantagens face aos concorrentes e, assim, assumir uma posição competitiva no mercado. Esta dissertação desenvolve um estudo sobre o reposicionamento estratégico do Pingo Doce, uma insígnia do retalho alimentar (grupo Jerónimo Martins), em Portugal. Tendo por base a redefinição do modelo de negócio do Pingo Doce, em 2001, o objectivo a que nos propomos é o de identificar as principais alterações que ocorreram na cadeia de valor, para que a empresa conseguisse atingir o sucesso, que os resultados comprovam, e fosse, hoje, o mote para um estudo académico que visa gerar ilações consistentes para a Gestão. Após definida a estratégia de reposicionamento, é interessante compreender como se implementaram as mudanças ao nível operacional. Este estudo centra-se, por isso, nas actividades da cadeia de valor que permitiram criar vantagens competitivas face aos outros concorrentes a operar no sector da distribuição, como sejam: a logística, as compras, as operações. Ao nível logístico, abordaremos a questão da centralização versus descentralização, e alguns instrumentos que tornam esta actividade, uma das mais importantes para uma cadeia de retalho. Ao nível das compras, falaremos da necessidade de ser eficiente ao nível do procurement e do supply chain. E, finalmente, ao nível das operações, abordaremos a necessidade da eficiência nas operações de reposição, da produtividade em loja, da racionalização de sortido e das marcas próprias.pt
dc.description.abstractConcurrency’s enlargement and the globalization of the offer have transformed the quality and the price in the most important aspects for a food distribution company. With the price’s reduction, only an efficient management of value’s chain can create advantages to support a competitive position on the market. This dissertation develops a study about the strategic reposition of Pingo Doce, a food retail insignia (from Jerónimo Martins group), in Portugal. With 2001 redefinition of Pingo Doce’s business model as the basis of our analysis, we propose to identify the main changes that occurred in the value’s chain, in order to achieve success (proved by the financial results) and to be considered a case study, from which we believe important contributes for management can be brought in. After the strategy definition, it is important to understand how the changes at operational level were implemented. Therefore, this work focused on the value’s chain activities that allowed creating competitive advantages against other players operating in distribution sector, such as: logistics, sourcing, operations. At the logistics’ level, we will address centralization vs. decentralization theme, and some tools that make this activity one of the most important to the retail value’s chain. At the sourcing level, we will approach the requirement of being efficient both at procurements and supply chain levels. And, finally, at the operations’ level, we will focus on the efficiency of reposition operations, the store productivity, the assortment’s rationalization and the distribution brands (private labels).pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectEstratégiapt
dc.subjectLogísticapt
dc.subjectCadeia de valorpt
dc.subjectMarcas própriaspt
dc.subjectStrategypt
dc.subjectLogisticspt
dc.subjectValue chainpt
dc.subjectDistribution brandspt
dc.titleReposicionamento estratégico no retalho: aplicação a um caso de estudo - Pingo Docept
dc.typemasterThesispt-PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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