Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/17916
Autoria: Pires, Inês Marques
Orientação: Suleman, Fátima
Figueiredo, Maria da Conceição
Data: 22-Nov-2018
Título próprio: Job quality by educational level: similarities and differences
Referência bibliográfica: Pires, I. M. (2018). Job quality by educational level: similarities and differences [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17916
Palavras-chave: Labour market flexibility
Job quality
Precarious jobs
Educational level
Qualidade
Emprego
Nível de ensino
Trabalho precário
Discriminação no trabalho
Portugal
Resumo: The purpose of this study is to examine how job quality varies across educational level in Portugal. The analysis of job quality by educational level is quite unexplored in the literature, as it focuses mainly on wages. This study contributes to fill this gap and provide a broader analysis on several dimensions of job quality. The empirical analysis draws on 2015 EU-LFS data and an extensive descriptive analysis of job quality variables by level of education, controlling gender and age. Findings suggest that higher educational level originates positive variations on job quality, particularly on working conditions. Female and young employees have lower quality jobs as they are more often in precarious situations, and although it improves for higher educated, the variations caused by educational level is not enough to eliminate these inequalities. Higher educated employees were found to have lower job satisfaction. Overall the investment in higher education has benefits for the worker, particularly in the long term, related to higher experience of employees. Being a descriptive study, it does not allow to correlate variable or conclude regarding cause and effect, being mostly based on assumption which may introduce bias in the interpretation. In a context of labour market flexibility and growing precariousness, education is vital both for the individual and for the society, and therefore this study attempts to raise awareness of its importance and its association to job quality.
O objetivo deste estudo é examinar como varia a qualidade do emprego em Portugal consoante o nível educacional. A análise da qualidade do emprego por nível educacional é pouco explorada na literatura, uma vez que se foca principalmente nos salários. Este estudo contribui para preencher essa lacuna e fornecer uma análise mais ampla sobre diversas dimensões da qualidade do emprego. A análise empírica baseia-se nos dados de 2015 do EU-LFS e numa extensa análise descritiva das variáveis da qualidade do emprego, por nível educacional, controlando género e idade. Os resultados sugerem que o nível de educação mais elevado origina variações positivas na qualidade do emprego, particularmente nas condições de trabalho. As mulheres e os trabalhadores mais jovens têm empregos de qualidade inferior, uma vez que apresentam situações mais precárias e, embora melhore quanto maior o nível educacional, as variações causadas pela educação não são suficientes para eliminar essas desigualdades. Verificou-se que os funcionários com maior nível educacional têm menor satisfação no trabalho. No geral, o investimento na educação acarreta benefícios para o trabalhador, especialmente a longo prazo, relacionado com uma maior experiência dos trabalhadores. Sendo um estudo descritivo, não permite correlacionar variáveis ou concluir sobre causa e efeito, sendo principalmente baseado em pressupostos que podem introduzir tendências na interpretação. Num contexto de flexibilidade do mercado de trabalho e crescente precariedade, a educação é vital tanto para o indivíduo quanto para a sociedade e, portanto, este estudo tenta consciencializar sobre sua importância e a sua associação com a qualidade do emprego.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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