Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/17870
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGuerra, Rita-
dc.contributor.advisorBierwiaczonek, Kinga Maria-
dc.contributor.authorWyszynski, Mia Caroline-
dc.date.accessioned2019-04-17T10:37:04Z-
dc.date.available2019-04-17T10:37:04Z-
dc.date.issued2018-11-21-
dc.date.submitted2018-09-
dc.identifier.citationWyszynski, M. C. (2018). Good refugees, bad migrants? Stereotype content, threat perception and helping orientations towards refugees, migrants and economic migrants in Germany [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17870pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/17870-
dc.description.abstractThe present study examined the effect of group labels on social perception and helping behavioral intentions towards displaced people in Germany. Specifically, it examined whether activating different social categories to refer to displaced people impacts threat perceptions among host society members, as well as, their autonomy and dependency helping orientations towards the newcomers. Participants (N = 304) were randomly assigned to one of the three conditions (refugee vs. migrant vs. economic migrant) and read fabricated case vignettes, featuring a displaced person who arrived to Germany recently. Results indicate that, as predicted, the use of different group labels impacts stereotypes held by host society members, as well as their helping orientations. While the label refugees triggered paternalistic stereotypes and evoked dependency-oriented helping intentions, the label economic migrants elicited envious stereotypes and a decrease in help affirmation. Consequences and practical implications to strengthen peaceful intergroup relations between host society members and newcomers are discussed.por
dc.description.abstractO presente estudo examinou o efeito dos rótulos dos grupos na percepção social e nas intenções comportamentais de ajuda às pessoas deslocadas na Alemanha. Especificamente, examinou se a ativação de diferentes categorias sociais na referência a pessoas deslocadas afeta a percepção de ameaça dos membros da sociedade de acolhimento, bem como as suas orientações de ajuda (autonomia vs. dependência) aos recém-chegados. Os participantes (N = 304) foram aleatoriamente distribuídos por três condições experimentais (refugiado vs. migrante vs. migrante económico) e leram as vinhetas de casos fabricados, sobre uma pessoa deslocada que chegou à Alemanha recentemente. Os resultados indicam que, como previsto, a utilização de rótulos de grupos diferentes afeta os estereótipos dos membros da sociedade acolhimento, bem como suas orientações de ajuda. Enquanto o rótulo de refugiados desencadeou estereótipos paternalistas e evocou intenções de ajuda orientadas para a dependência, o rótulo de migrantes económicos activou estereótipos invejosos e uma diminuição na afirmação de ajuda. São discutidas as consequências e implicações práticas para fortalecer relações intergrupais pacíficas entre membros da sociedade acolhimento e recém-chegados.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSocial perceptionpor
dc.subjectGroup labelspor
dc.subjectStereotypespor
dc.subjectIntergroup threatpor
dc.subjectHelping behaviorpor
dc.subjectRefugeespor
dc.subjectMigrantspor
dc.subjectGermanypor
dc.subjectPerceção socialpor
dc.subjectComportamento humanopor
dc.subjectAjuda aos refugiadospor
dc.subjectMigrantespor
dc.subjectAlemanhapor
dc.titleGood refugees, bad migrants? Stereotype content, threat perception and helping orientations towards refugees, migrants and economic migrants in Germanypor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202130886por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia das Relações Interculturaispor
dc.subject.apa2720-
dc.subject.apa3000-
dc.subject.apa3020-
dc.subject.apa3040-
dc.subject.apa12700 Communication systems-
dc.subject.apa13000 Social psychology-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_mia_caroline_wyszynski.pdf1,55 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.