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http://hdl.handle.net/10071/17863
Autoria: | Louro, Diogo Filipe Dias |
Orientação: | Pereira, Renato Telo de Freitas Barbosa Jordão, Jorge Manuel Vieira |
Data: | 15-Out-2018 |
Título próprio: | The competitiveness of modern retail and the imperative to respond to the challenges of the circular economy |
Referência bibliográfica: | Louro, D. F. D. (2018). The competitiveness of modern retail and the imperative to respond to the challenges of the circular economy [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17863 |
Palavras-chave: | Sustainability Circular economy Competitiveness Modern retail Gestão sustentável Comércio Poluição Recursos renováveis Reciclagem de resíduos Estratégias competitivas |
Resumo: | The retail business has been changing a lot in recent years. The traditional retail we knew,
where people went to the physical stores to do their shopping, is increasingly becoming
extinct. The act of buying is no longer just a singular event, but a shopping experience
for the client, which starts with the dissemination in social networks and online platforms,
to the physical stores and to all complementary activities which involve the consumer
during their purchases. In recent years, demand has been increasingly selective, and
consumers are evaluating new preferential factors beyond price, such as convenience,
diversity and freshness of products at a retail location.
However, the production and supply cycle of the products is a complex process, where
companies do not always adopt the best practices to develop their business. In order to
reduce production and distribution costs, there are retailers that choose not so
environmentally friendly raw materials, such as plastics and fossil fuels, which have a
very negative impact in the production, distribution and consequently during their life
time.
With this project, the main objectives will be to evaluate the evolution of retail in recent
years, and how to adapt to a Circular Economy era, worrying about the sustainability of
the environment and the reduction of waste, but keeping competitive and profitable at the
same time. O negócio do retalho vem mudando muito nos últimos anos. O retalho tradicional que conhecíamos, onde as pessoas se deslocavam às lojas físicas para realizar as suas compras, está cada vez mais extinto. O ato de comprar não é apenas um evento singular, mas uma experiência de compra para o cliente, que começa com a disseminação em redes sociais e plataformas online, até às lojas físicas e todas as atividades complementares que envolvem o consumidor durante as suas compras. Nos últimos anos, a procura tem sido cada vez mais seletiva, e os consumidores estão avaliando novos fatores preferenciais além do preço, como conveniência, diversidade e frescura dos produtos num ponto de venda. No entanto, o ciclo de produção e fornecimento dos produtos é um processo complexo, onde as empresas nem sempre adotam as melhores práticas para desenvolver os seus negócios. A fim de reduzir os custos de produção e distribuição, há retalhistas que optam por matérias-primas pouco amigas do meio ambiente, como os plásticos e os combustíveis fósseis, que têm um impacto muito negativo na produção, distribuição e, consequentemente, durante a sua vida útil. Com este projeto, os principais objetivos serão avaliar a evolução do retalho nos últimos anos, e como se deverá adaptar à era da Economia Circular, preocupando-se com a sustentabilidade do meio ambiente e com a redução de desperdícios, mas mantendo-se competitivo e rentável ao mesmo tempo. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_diogo_dias_louro.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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