Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/17845
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dc.contributor.advisorVieira, Jorge Samuel Pinto-
dc.contributor.advisorNeves, José Soares-
dc.contributor.authorMargato, Inês de Carvalho-
dc.date.accessioned2019-04-16T09:23:43Z-
dc.date.available2019-04-16T09:23:43Z-
dc.date.issued2018-12-06-
dc.date.submitted2018-10-
dc.identifier.citationMargato, I. de C. (2018). Olhar quantitativo sobre os públicos do Festival Internacional de Cinema Queer – Queer Lisboa 21 [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17845pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/17845-
dc.description.abstractOs festivais de cinema são atualmente um dos espaços de exibição de filmes escolhidos pelos públicos tendo em conta a programação exclusiva. Os públicos que procuram mais do que as seleções habituais e comerciais comuns, veem os festivais como uma oportunidade única para assistir a curtas e/ou longas metragens, ficcionais ou documentais, que de outra forma não teriam acesso. Um festival internacional de cinema como o Queer Lisboa reúne um tipo de público particular e foi também por isso que decidimos estudar as suas características e opiniões acerca do festival. Tentámos igualmente compreender o sucesso do festival de cinema mais antigo da cidade de Lisboa. E destacámos perspetiva dos públicos em relação à relevância do festival perante as urgências das comunidades LGBTQIA+. Para tal conduzimos um estudo de públicos por meio de um inquérito por questionário, o qual foi aplicado em 2017 durante a 21ª edição do festival, resultando numa amostra de 451 inquiridos. O contacto com o festival possibilitou o acesso a outro inquérito e seus resultados, recolhidos junto dos públicos em 2011 na 15ª edição do Queer Lisboa. Os resultados que encontrámos foram de acordo com a ideia de cultura queer já existente, que explorámos na parte inicial, considerando o cinema queer e festivais de cinema queer e as suas origens. Portanto, em parte, comprovámos que a larga maioria dos públicos inquiridos, no Queer Lisboa 21, está satisfeita e considera a relevância do festival na exibição de filmes onde por vezes o foco homossexual é dominante. Outra parte das conclusões foi de encontro com a problemática homonormativa sediada na produção de filmes queer e que se reflete nos públicos. Quando os inquiridos, em menor quantidade, expressaram que esperavam encontrar filmes que representassem melhor pessoas não normativas, que abrangessem as restantes comunidades incluídas na sigla LGBTQIA+ e transgressoras de género, em filmes mais inclusivos e que espelhassem a diversidade das comunidades bem como as suas experiências. As características principais detetadas apontam para um público, na sua maioria, adulto, escolarizado e em profissões qualificadas com idades compreendidas entre os 31 e 40 anos. A maior parte dos inquiridos faz parte dos públicos assíduos, que conhecem o festival de outras edições, combinada com uma forte afluência de novos públicos.por
dc.description.abstractCurrently Film Festivals are still one of the film exhibition places audiences choose to go for the exclusive programme and film selection. Meaning that they search more than the commercial selection of films, available at the common commercial spots of exhibition, so audiences see film festivals as unique opportunities to visualize short and or feature films, documental or fictional, than in any other way they would have access to it. An international film festival like Queer Lisboa gathers a type of audiences, in specific, and that is the reason why we decided to select it, so that we could study the characteristics and opinions, of the audiences, about this festival. We tried to equally understand the success of the oldest film festival in Lisbon. Highlighting, as well, the audience’s perspective on how relevant and corresponding to the urgencies of the LGBTQIA+ the festival is. To reach those objectives we conducted an audiences study with a survey, which was put to action in 2017 during the 21st edition of the festival, and the sample being 451 surveyed audiences. The contact with the film festival organization gave us access to the results of another survey conducted in 2011 in Queer Lisboa 15th edition. The results matched the idea of the existing queer culture, that we explore in the initial part, considering the origins of queer film and queer film festivals. So, in part, we proved that most of the surveyed audiences, in Queer Lisboa 21, are happy and satisfied considering the festival to be relevant, even by exhibiting films with a dominant focus on the homosexual theme. While the other part of conclusions drove us to the homonormative problematic found in queer film production and pointed out by the audiences. In less numerous numbers, the surveyed audiences expressed that they expected to find films that better represented non-normative people, that the rest of communities in LGBTQIA+, the ones that transgress gender and its norm, were represented, and that films would be more inclusive showing the diversity of the communities and their experiences. The main characteristics detected point to audiences, in majority, adults, educated and in qualified jobs between the ages of 31 to 40 years old. And the audiences were mostly regular, knowing other editions of festival, combined with a lot of new comers coming to the festival.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectQueer Lisboapor
dc.subjectSociologia da comunicaçãopor
dc.subjectConsumo culturalpor
dc.subjectFestivaispor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectPúblicopor
dc.subjectHomonormatividadepor
dc.subjectFilm festivalspor
dc.subjectAudience studiespor
dc.subjectQueer filmpor
dc.subjectHomonormativitypor
dc.titleOlhar quantitativo sobre os públicos do Festival Internacional de Cinema Queer – Queer Lisboa 21por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202126676por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias-
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informaçãopor
dc.date.embargo2020-04-16-
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