Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/17825
Autoria: Caranguejeiro, Joana Filipa Vicente
Orientação: Ávila, Patrícia Durães
Data: 5-Dez-2018
Título próprio: Desenhando o futuro: um estudo de caso sobre as necessidades e perspetivas de orientação vocacional dirigida aos alunos do ensino secundário
Referência bibliográfica: Caranguejeiro, J. F. V. (2018). Desenhando o futuro: um estudo de caso sobre as necessidades e perspetivas de orientação vocacional dirigida aos alunos do ensino secundário [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17825
Palavras-chave: Desenvolvimento humano
Educação
Ensino secundário
Orientação escolar
Estratégias de vida
Lisboa -- Portugal
Vocational guidance
Youth
Life projects
Human development
Resumo: A constante necessidade de adaptação às mudanças torna essencial a preparação dos jovens para os desafios que a sociedade lhes impõe. Com o alargamento da escolaridade obrigatória até ao 12.º ano, pretendeu-se perceber de que modo as escolas propiciam o apoio necessário para que os alunos do ensino secundário equacionem os seus percursos (escolares e / ou profissionais) após a conclusão desse ciclo de ensino. Com base em 18 entrevistas realizadas a alunos, professores e ao técnico responsável pelo Serviço de Psicologia e Orientação numa escola em Lisboa, pretendeu-se igualmente perceber se o atual modelo do serviço de orientação responde às necessidades dos alunos do ensino secundário. Para isso, foram confrontadas as opiniões dos principais atores escolares com a oferta existente, de onde foi possível concluir que esta não só é insuficiente, como foram também identificadas outras necessidades que, até ao momento, não estavam assinaladas. Assim, é proposto um projeto de serviço de orientação para os alunos do secundário em que são previstas medidas para colmatar essas mesmas necessidades, como a criação de um gabinete na escola dedicado a esta tarefa.
The constant need to adapt to change makes it essential to prepare young people for the challenges society imposes on them. With the extension of compulsory schooling up to the 12th grade, it’s sought to understand in this dissertation how schools do provide the necessary support to their students, specially the high school students, for them to equate their paths (both academic and professional) after school finishes. Accounting 18 interviews conducted with students, teachers and the technician responsible for the psychology and orientation department at a school in Lisbon, it was also sought to understand if the current model of the high school’s orientation service did respond to its students needs, or not. In order to do this, the opinions of these personas were compared to the existing offer, from which was possible to conclude that this current model is not only insufficient, but also made it able to identify other needs that, up to the moment, were not identified. Thus, an orientation service targeted for high school students is proposed in this dissertation, where measures are planned to meet the mentioned needs, such as the creation of a school office dedicated to this task.
Designação do grau: Mestrado em Estudos de Desenvolvimento
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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