Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/17777
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBrito, Luís Miguel Lourenço Mendes de-
dc.contributor.advisorCrespo, Miguel Ângelo Sousa-
dc.contributor.authorGonçalves, Catarina Banza-
dc.date.accessioned2019-04-01T18:39:37Z-
dc.date.available2019-04-01T18:39:37Z-
dc.date.issued2018-11-13-
dc.date.submitted2018-09-
dc.identifier.citationGonçalves, C. B. (2018). Comunicação turística nos media: proposta de um programa de rádio [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17777pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/17777-
dc.description.abstractO presente trabalho de projeto de mestrado propõe apreender a viabilidade de execução de um programa de temática turística nas rádios mais influentes de Portugal. Ao longo dos anos, foram conduzidas pesquisas e análises sobre o impacto da televisão e da imprensa no turismo, no entanto, a informação sobre as investigações realizadas acerca da importância da rádio no setor é muito diminuta. Este trabalho apresenta três análises: a análise de programas de rádio turísticos internacionais; a auscultação do público sobre a hipótese de execução de um programa de temática turística em rádio; e a análise feita às entrevistas semidirigidas a diretores de programação das rádios de Portugal. A nível metodológico, foi feita uma pesquisa qualitativa com entrevistas semiestruturadas a especialistas e a ouvintes de rádio. Foram entrevistados oito diretores de rádio e seis pessoas da população ativa portuguesa. Verificou-se que, apesar das rádios estrangeiras emitirem programas de temática turística, as rádios portuguesas focam-se mais no panorama musical não tendo uma abertura tão grande para outro tipo de conteúdos, à exceção de temáticas futebolísticas ou de humor. A rádio pública Antena 1 foi a rádio que mais interesse mostrou em emitir um programa de teor turístico, segundo uma perspetiva etnográfica/etnológica. Quanto à população entrevistada, não foi possível obter uma maioria nas respostas. Podemos considerar que o número de pessoas entrevistadas foi diminuto e que o projeto beneficiaria de uma segunda pesquisa na qual seria entrevistada uma amostra maior da população para avaliar o índice de adesão a um programa de turismo nas rádios portuguesas. Quanto mais entrevistados com respostas conclusivas tiver a pesquisa, mais fidedigna será a aproximação à realidade e menor será a margem de erro e a subjetividade da questão.por
dc.description.abstractThe current master’s degree project intends to apprehend the feasibility of execution of a tourism-themed show in the most influential radios of Portugal. Over the years, research and analysis have been executed on the impact of television and press in the tourism sector. However, information regarding research on the importance of radio in the sector is very insignificant. This work presents three analyses: the analyses of international tourism-themed radio shows; public hearings on the hypothesis of implementing a tourism-themed radio program in Portugal and the analysis of semi-directed interviews with programming directors of Portuguese radio stations. Methodologically, a qualitative research was conducted with semi-structured interviews with specialists and radio listeners. Eight radio directors and six elements, representative of the Portuguese working population, were interviewed. It was verified that, even though radios abroad broadcast tourism-themed shows, Portuguese radios focus more on the musical panorama not having such a big overture to other types of content, except for humor and football-themed content. Public radio Antena 1 was the one that showed more interest in broadcasting a tourism-themed program, according to an ethnographic/ethnologic perspective. As for the spectrum of population interviewed, it was not possible to obtain a majority in their answers. We can consider that the number of people interviewed was small and that the project would benefit from a second survey where a larger sample of population is interviewed to evaluate the appeal and potential interest towards a tourism program in Portuguese radios. A deeper research with a wider sample of interviewees will yield more reliable results, making the approximation to reality less subjective and reducing the risk of errors.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectJornalismo radiofónicopor
dc.subjectTurismopor
dc.subjectTrabalho de projetopor
dc.subjectTravel journalismpor
dc.subjectJournalismpor
dc.subjectTravel writingpor
dc.subjectTourismpor
dc.subjectRadiopor
dc.subjectRadio programspor
dc.subjectLifestylepor
dc.subjectMultimediapor
dc.titleComunicação turística nos media: proposta de um programa de rádiopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202059375por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias-
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informaçãopor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_catarina_banza_goncalves.pdf725,48 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.