Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/17768
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Aristides I.-
dc.contributor.authorAlves, Pedro Filipe Silva-
dc.date.accessioned2019-04-01T16:25:38Z-
dc.date.available2019-04-01T16:25:38Z-
dc.date.issued2018-11-16-
dc.date.submitted2018-09-
dc.identifier.citationAlves, P. F. S. (2018). O impacto das variáveis culturais e do descomprometimento moral na produtividade e nos processos de mudança: estudo de caso de multinacional com amostra de Portugal e Espanha [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17768pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/17768-
dc.description.abstractO presente estudo analisa o modo como a sensibilidade cultural, o apoio das chefias e a confiança na liderança influenciam o descomprometimento moral e verifica m qual o contributo relativamente à recetividade à mudança organizacional em processos transculturais. A investigação partiu da aplicação de um questionário online a 103 colaboradores e chefias da empresa Konica Minolta Portugal e Konica Minolta Espanha que permitiu concluir, por um lado, uma forte influência da variável descomprometimento moral face à recetividade à mudança e, por outro lado, uma relevância global do apoio das chefias e da confiança na liderança para reduzir o descomprometimento moral e, consequentemente, promover a recetividade à mudança. Comprovou ainda que a sensibilidade cultural é uma variável a ter em conta em processos de mudança transcultural, dado o impacto igualmente positivo face ao descomprometimento moral. Assim, observou-se que em contexto de descomprometimento moral face a um processo de mudança organizacional e transcultural, dimensões como o apoio das chefias, a confiança na liderança e, neste caso, a sensibilidade e aceitação cultural revelam-se significativamente determinantes para a recetividade da organização à mudança.por
dc.description.abstractThis study analyses how cultural awareness, support by supervisors and trust in leadership itself influence potential moral disengagement and audits the real contribution to readiness for organizational change, in cross-cultural processes. The investigation started with the application of an online questionnaire to 103 employees and heads of the company Konica Minolta Portugal and Konica Minolta Spain and allowed to conclude, on one hand, a strong correlation between the variables under study, moral disengagement as a consequence of resistance to change and, on the other hand, a profound need of support by supervisors and trust in leadership to reduce moral disengagement and consequently, sponsor the readiness for change. It has also shown that cultural awareness is a dimension to be considered in processes of transcultural changes. Furthermore, it was observed that in the context of moral disengagement within a process of organizational and transcultural change, dimensions such as the support by supervisors, the trust in leadership and, in this case, the sensitivity and cultural acceptance are revealed as significant determinants for the success of the organization in the change process.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão de recursos humanospor
dc.subjectEmpresa multinacionalpor
dc.subjectLiderançapor
dc.subjectAtitudepor
dc.subjectAnálise transculturalpor
dc.subjectMudança de atitudepor
dc.subjectMudança organizacionalpor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectEspanhapor
dc.subjectMoral disengagementpor
dc.subjectCultural awarenesspor
dc.subjectReadiness for changepor
dc.titleO impacto das variáveis culturais e do descomprometimento moral na produtividade e nos processos de mudança: estudo de caso de multinacional com amostra de Portugal e Espanhapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202059456por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacionalpor
dc.subject.jelM12-
dc.subject.jelM16-
dc.subject.jelM54-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_pedro_silva_alves.pdf1,09 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.