Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/17748
acessibilidade
Title: A proposta de valor e a extensão de marca: caso pedagógico Time Out Market
Authors: Oliveira, Julia Mercante de
Orientador: Sequeira, Isabel Soromenho
Keywords: Marketing mix
Estratégias de marca
Gestão de empresas
Tomada de decisão
Modelos de negócio
Caso pedagógico
Trabalho de projeto
Value proposition
Brand extension
Business model
Issue Date: 16-Nov-2018
Citation: Oliveira, Julia Mercante de - A proposta de valor e a extensão de marca: caso pedagógico Time Out Market [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2018. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/17748>.
Abstract: O presente trabalho é um caso pedagógico empresarial e, como tal, apresenta duas vertentes complementares: a análise de uma situação empresarial real e a sua utilização enquanto objeto de estudo sobre um tema de Marketing. Por um lado, apresenta-se um caso empresarial real (a expansão da oferta de serviços do Time Out) e a apresentação de três novas propostas de possível extensão. O tema de Marketing em foco é a extensão da marca (através da expansão da proposta de valor). Adicionalmente, propõe-se a utilização da metodologia Business Model Canvas. Tendo fns pedagógicos, o caso pretende potenciar a aprendizagem de metodologias e instrumentos de gestão que apoiem a decisão. Para este efeito, alguns dados foram adaptados. Refra-se que para a recolha de informação, além das fontes referidas, foram efetuadas duas entrevistas (por e-mail) a gestores da Time Out (reproduzidas nos anexos 3 e 6) Os destinatários últimos deste trabalho são alunos do ensino superior de Gestão/Marketing/ Comunicação ou formandos, quadros de empresas com responsabilidade nas mesmas áreas, de acordo com o âmbito da sua utilização em unidades curriculares de ensino superior, ou em ambiente de formação profssional. No entanto, os seus primeiros destinatários são os professores e os formadores que terão a seu cargo a aplicação, em sala, deste caso pedagógico. É para eles que foi desenvolvida a nota pedagógica, com uma proposta de resolução e uma sugestão de animação em sala. Registe-se que estas propostas são meramente indicativas. Cada professor/formador poderá (ou deverá) adaptar a presente proposta, tornando-a mais efcaz, face aos seus objetivos e à realidade que cada grupo de alunos/formandos lhe apresenta. Importa referir a atratividade da empresa - Time Out Market - face à sua atualidade, inovação e ao reconhecido êxito da marca; bem como a pertinência da metodologia aplicada - Business Model Canvas - devido à sua crescente utilização no meio empresarial e ainda à sua pouca utilização nas salas de aula. Este trabalho pretende, ao nível da Gestão Empresarial, ser um contributo válido para a difusão do conhecimento sobre a extensão de marca, ao mesmo tempo que permite treinar a aplicação do Business Model Canvas. Por fm, para a Pedagogia, pretende-se munir o mercado de um instrumento efcaz de ensino, que permita exercitar a tomada de decisão, de forma consistente e estruturada, na temática proposta.
The present work is a business pedagogical case and it presents two complementary aspects: the analysis of a real business situation and it use as an object of study of a Marketing theme. It presents a real business case (the extension of Time Out services offer) and the presentation of three new proposals of possible extension. The marketing theme focus is the brand extension (through the value proposition expansion). Additionally, it is proposed to use the Business Model Canvas. Having pedagogical purposes, the case intends to enhance the learning of methodologies and management tools that support the decision. For this purpose, some case data have been adapted. It should be noted that for the collection of information, in addition to the mentioned sources, two interviews were conducted (by e-mail) to Time Out managers (reproduced in appendixes 3 and 6) The fnal recipients of this work are graduation students in Management / Marketing / Communication or trainees as well as managers of companies with responsibility in the same areas, according to the scope of their use in curricular units of universities or in a professional training environment. However, its frst recipients are professors and trainers who will have available this pedagogical case for application in classroom. It is for them that the pedagogical note was developed, with the resolution proposal and an animation suggestion for classroom. Notice that the proposed resolutions are merely indicative. Each professor / trainer can (or should) adapt the present proposal, making it more effective, in view of its objectives and the reality that each group of students / trainees presents to it. It is important to mention the attractiveness of the theme - Time Out Market - regarding the brand current status, innovation and the acknowledge success; as well the pertinence of the applied methodology - Business Model Canvas - due to its increasing use in the business environment and its low use in classrooms. This case study intends, at a Business Management level, to be a valid contribution to disseminate knowledge about brand extension, at the same time that allows to train the application of the Business Model Canvas. Lastly, for Pedagogy, it is intended to provide the market with an effective teaching instrument, which allows the exercise of decision-making, in a consistent and structured way, in the proposed theme.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/17748
Thesis identifier: 202059103
Designation: Mestrado em Marketing
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Master_Julia_Mercante_Oliveira.pdf12.7 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.