Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/1774
Author(s): | Domingues, Susana Isabel Antunes |
Advisor: | Dias, Nélia |
Date: | 2009 |
Title: | Museus, educação e multiculturalismo: um estudo de caso |
Reference: | DOMINGUES, Susana Isabel Antunes - Museus, educação e multiculturalismo: um estudo de caso [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1774>. |
Keywords: | Museus Educação Multiculturalismo Globalização Arte Museums Education Multiculturalism Globalization Art |
Abstract: | A presente dissertação pretende contribuir para a análise das temáticas
relacionadas com os museus, educação e multiculturalismo. A partir de duas iniciativas
promovidas pela Fundação Calouste Gulbenkian: a exposição Looking Both Ways. Das
Esquinas do Olhar. Arte da Diáspora Africana Contemporânea, em 2005 e Fórum
Cultural O Estado do Mundo - Plataforma 2, em 2006/2007. No que toca à última
iniciativa focamo-nos no programa Transfert e no programa Jardim do Mundo.
Partindo da análise deste caso prático, foi nosso objectivo compreender de que
forma os museus abordam a questão do multiculturalismo. A exposição Looking Both
Ways. Das Esquinas do Olhar. Arte da Diáspora Africana Contemporânea focou
trabalhos de artistas africanos onde se evidenciavam as influências pessoais de cada um.
O projecto ARTAFRICA desempenhou aqui um papel fundamental. O Fórum Cultural
O Estado do Mundo - Plataforma 2 promoveu por um lado a fruição de objectos de arte
noutros espaços que não os museus – Tranfert; por outro, desenvolveu uma iniciativa
integrando elementos de grupos minoritários – Jardim do Mundo. Adicionalmente, foi
nosso objectivo reflectir sobre a pertinência de um projecto educativo neste género de
iniciativas centrando-nos na figura central do educador enquanto mediador. Analisamos
também os termos multiculturalismo e interculturalismo dentro do contexto
museológico. Por fim, concluímos que os museus do século XXI que incluem na sua
programação as temáticas do multiculturalismo parecem tender para centros culturais. This thesis aims to contribute to the analysis of issues related to the museums, education and multiculturalism. Two initiatives promoted by the Calouste Gulbenkian Foundation were selected, the exhibition Looking Both Ways. Das Esquinas do Olhar. Arte da Diáspora Africana Contemporânea, in 2005 and Fórum Cultural O Estado do Mundo - Plataforma 2 in 2006/2007. Regarding the latest initiative, the focus was on the Transfer and the Jardim do Mundo programs. Starting from the analysis of this case study, our goal was to see how the museums address the issue of multiculturalism. The exhibition Looking Both Ways. Das Esquinas do Olhar. Arte da Diáspora Africana Contemporânea was very focused on the various influences of artists and the resulting change in the concept of art. The project ARTAFRICA played a key role here. The Fórum Cultural O Estado do Mundo - Plataforma 2 promoted, on one hand, the enjoyment of works of art in other areas other than museums – Tranfert; on the other hand, has developed an initiative incorporating elements of minority groups – Jardim do Mundo. Additionally, our goal was to think about the relevance of an educational project in this kind of initiatives, focusing particularly on the central figure of the educator as a mediator. We also look the suitability of the word multiculturalism and interculturalism in this context and conclude that the museums of the century XXI tend to cultural centers. |
Degree: | Mestrado em Museologia: Conteúdos Expositivos |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_MEM_SusanaDomingues.pdf | 644,6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.