Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/1774
acessibilidade
Title: Museus, educação e multiculturalismo: um estudo de caso
Authors: Domingues, Susana Isabel Antunes
Orientador: Dias, Nélia
Keywords: Museus
Educação
Multiculturalismo
Globalização
Arte
Museums
Education
Multiculturalism
Globalization
Art
Issue Date: 2009
Citation: DOMINGUES, Susana Isabel Antunes - Museus, educação e multiculturalismo: um estudo de caso [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1774>.
Abstract: A presente dissertação pretende contribuir para a análise das temáticas relacionadas com os museus, educação e multiculturalismo. A partir de duas iniciativas promovidas pela Fundação Calouste Gulbenkian: a exposição Looking Both Ways. Das Esquinas do Olhar. Arte da Diáspora Africana Contemporânea, em 2005 e Fórum Cultural O Estado do Mundo - Plataforma 2, em 2006/2007. No que toca à última iniciativa focamo-nos no programa Transfert e no programa Jardim do Mundo. Partindo da análise deste caso prático, foi nosso objectivo compreender de que forma os museus abordam a questão do multiculturalismo. A exposição Looking Both Ways. Das Esquinas do Olhar. Arte da Diáspora Africana Contemporânea focou trabalhos de artistas africanos onde se evidenciavam as influências pessoais de cada um. O projecto ARTAFRICA desempenhou aqui um papel fundamental. O Fórum Cultural O Estado do Mundo - Plataforma 2 promoveu por um lado a fruição de objectos de arte noutros espaços que não os museus – Tranfert; por outro, desenvolveu uma iniciativa integrando elementos de grupos minoritários – Jardim do Mundo. Adicionalmente, foi nosso objectivo reflectir sobre a pertinência de um projecto educativo neste género de iniciativas centrando-nos na figura central do educador enquanto mediador. Analisamos também os termos multiculturalismo e interculturalismo dentro do contexto museológico. Por fim, concluímos que os museus do século XXI que incluem na sua programação as temáticas do multiculturalismo parecem tender para centros culturais.
This thesis aims to contribute to the analysis of issues related to the museums, education and multiculturalism. Two initiatives promoted by the Calouste Gulbenkian Foundation were selected, the exhibition Looking Both Ways. Das Esquinas do Olhar. Arte da Diáspora Africana Contemporânea, in 2005 and Fórum Cultural O Estado do Mundo - Plataforma 2 in 2006/2007. Regarding the latest initiative, the focus was on the Transfer and the Jardim do Mundo programs. Starting from the analysis of this case study, our goal was to see how the museums address the issue of multiculturalism. The exhibition Looking Both Ways. Das Esquinas do Olhar. Arte da Diáspora Africana Contemporânea was very focused on the various influences of artists and the resulting change in the concept of art. The project ARTAFRICA played a key role here. The Fórum Cultural O Estado do Mundo - Plataforma 2 promoted, on one hand, the enjoyment of works of art in other areas other than museums – Tranfert; on the other hand, has developed an initiative incorporating elements of minority groups – Jardim do Mundo. Additionally, our goal was to think about the relevance of an educational project in this kind of initiatives, focusing particularly on the central figure of the educator as a mediator. We also look the suitability of the word multiculturalism and interculturalism in this context and conclude that the museums of the century XXI tend to cultural centers.
URI: http://hdl.handle.net/10071/1774
Designation: Mestrado em Museologia: Conteúdos Expositivos
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Dissertacao_MEM_SusanaDomingues.pdf644.6 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.