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http://hdl.handle.net/10071/1771
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Title: JETFUEL: modelo de gestão de risco
Authors: Santos, Laura Carvalho
Orientador: Menezes, António Sousa
Keywords: Jet fuel
Risco
Hedging
Procedimentos
Risk
Procedures
Issue Date: 2009
Citation: SANTOS, Laura Carvalho - JETFUEL: modelo de gestão de risco [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1771>.
Abstract: O presente trabalho tem como objectivo a proposta de criação de um modelo que permita gerir o risco e controlar as ameaças a que estão sujeitas as transportadoras aéreas, face à variação do preço de mercado do jet fuel. Tal modelo assenta essencialmente nos procedimentos e controlos a implementar no âmbito de um Modelo de Gestão de Risco, com vista a adequada execução da estratégia definida (ou a definir) pela gestão. A cobertura do risco (hedging) pode ser assegurada principalmente através de instrumentos financeiros derivados, cujo enquadramento é efectuado neste trabalho, os quais, uma vez integrados na estratégia de gestão de risco permitem estipular intervalos de custos a suportar pela empresa com a aquisição de combustível. É essencial considerar que uma empresa que opere como transportadora aérea já se encontra sujeita a riscos operacionais inerentes à própria actividade, como seja a competitividade de companhias de low cost, devendo transferir o risco de mercado para as entidades cuja actividade incide na gestão do risco de alterações nos preços/taxas de mercado.
This work aims to create a model that allows the airliners to manage the risk and control the threats, resulting from the jet fuel spot price fluctuation. It is based on procedures and controls that should be implemented in a Risk Management Model, to define and execute a strategy. The hedging is achieved through derivative financial instruments (explanation sustained throughout this paper), which included in a risk management strategy locks the jet fuel costs interval. It is essential to consider that a company that operates as an airliner is already subjected to operational risks, inherent from its activity, such as low cost company’s competitiveness. This way, the market risk should be transferred to a third party, such as organizations whose core business is managing the price and markets rates changes risk.
Description: Relatório de Projecto
URI: http://hdl.handle.net/10071/1771
Designation: Mestrado em Contabilidade
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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Capa Projecto Mestrado_FINAL.pdf132.68 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
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