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http://hdl.handle.net/10071/17704
acessibilidade
Title: Escola de Lisboa: arquitectura e cultura entre 1970 e 1986
Authors: Silva, Leonor Cabral Matos
Orientador: Milheiro, Ana Cristina Fernandes Vaz
Fernandes, José Manuel da Cruz
Keywords: Escola Superior de Belas Artes de Lisboa
Ensino da arquitetura
História do ensino
Cultura
Lisboa - Portugal - 1970-1986
Lisbon School
Architecture
Culture
Architectural culture
Architectural education
Issue Date: 8-Feb-2019
Citation: SILVA, Leonor Cabral Matos - Escola de Lisboa: arquitectura e cultura entre 1970 e 1986 [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/17704>.
Abstract: Até 1986, o ensino superior público da arquitectura em Portugal estava consignado a apenas duas escolas: a Escola Superior de Belas-Artes do Porto e a sua congénere em Lisboa. Esta tese procura observar Escola de Lisboa - designação aqui adoptada para a Secção de Arquitectura (1.º Secção) da respectiva Escola Superior de Belas-Artes para o período em questão. Nomeadamente tem-se em conta o tempo que se segue às contestações estudantis e experiências pedagógicas do início dos anos 70 até à Revolução de 25 de Abril de 1974, momento em que a Escola se vê forçada a encerrar, fazendo-se então nota das diversas tendências políticas e seus projectos para a formação de um novo paradigma de ensino. Verifica-se depois o que sucede após a sua reabertura, em 1976. A Escola é inserida na Universidade Técnica como Faculdade de Arquitectura, em 1979, um processo complexo, que implica a criação de uma Comissão Instaladora. A partir daí, pode sedimentar uma ideia didáctica que vinha ensaiando, acabando por aplicar o princípio da especialização. Com a década de 80, a Escola ganha novo fôlego; são inúmeras as ocorrências essencialmente de cariz cultural que esta vivencia, nomeadamente conferências, encontros académicos e manifestações artísticas. Em 1986, ao mesmo tempo que é anunciado um primeiro curso universitário privado de arquitectura em Portugal (Universidade Lusíada), todas as turmas de arquitectura da Escola Superior de Belas-Artes integram a Faculdade de Arquitectura, e a 1ª Secção extingue-se. Partindo de um legado de inequívoca singularidade, a Escola de Lisboa assume então um novo ciclo.
Until 1986, Portuguese public higher education in architecture was consigned to two schools: the Superior School of Fine Arts of Porto and the Superior School of Fine Arts of Lisbon (‘Lisbon School’). This thesis aims to examine the Lisbon School - a designation adopted for the First Section of the Superior School of Fine Arts of Lisbon for purposes of this thesis and the period under review. It takes into account the time following the student protests and pedagogical experiences of the early 1970s to the Revolution of 25 April 1974, when the School was forced to close. The thesis also notes the diverse political tendencies and their projects for shaping a new teaching paradigm. It then verifies what happened after the School’s reopening in 1976. The School became the Faculty of Architecture within the Technical University in 1979, a complex process that implied the creation of an Installing Committee. Since then, the School could consolidate the didactical idea that it was preparing and apply the principle of specialization. In the 1980s, the School gained new life. There are countless instances of an essentially cultural nature, such as conferences, academic gatherings and artistic performances. In 1986, when the first private university course in architecture was announced in Portugal (at Lusíada University), all of the architecture classes of the Superior School of Fine Arts were under the guise of the Faculty of Architecture, and the First Section was extinguished. With its legacy for unequivocal singularity, the Lisbon School took on a new cycle.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/17704
Thesis identifier: 101580061
Designation: Doutoramento em Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos
Appears in Collections:T&D-TD - Teses de doutoramento

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