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http://hdl.handle.net/10071/17701
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Title: Análise da competência social de crianças em idade pré-escolar: associação com características maternas e da criança
Authors: Mota, Ana Teresa Gomes
Orientador: Monteiro, Lígia
Keywords: Criança
Educação pré-escolar
Competências sociais
Relação pais-filho
Personalidade
Psicologia do desenvolvimento
Quality of maternal behaviors
Mother-child dyads
Temperament
Social competence
Preschoolers
Issue Date: 31-Oct-2018
Citation: MOTA, Ana Teresa Gomes - Análise da competência social de crianças em idade pré-escolar: associação com características maternas e da criança [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2018. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/17701>.
Abstract: As caraterísticas da parentalidade e da própria criança são aspetos que têm vindo a ser apresentados como centrais na compreensão da variabilidade da competência das crianças no seu grupo de pares, em idade pré-escolar. Contudo, não parece existir um consenso nos resultados obtidos e nas suas interpretações. Assim, o presente estudo teve como principal objetivo contribuir para a clarificação da literatura, ao analisar, numa amostra portuguesa de 33 díades mãe-criança, as relações entre a sensibilidade e intrusividade maternas, o temperamento da criança, e o ajustamento social da mesma; três dimensões foram consideradas: a competência social, a agressividade e o retraimento social. As mães preencheram um questionário sociodemográfico, e a versão reduzida do Children’s Behavior Questionnaire. A Tarefa dos Três Sacos, tarefa de interação entre a mãe e a criança, permitiu analisar a Sensibilidade e Intrusividade maternas. O Social Competence and Behavior Evaluation Scale foi preenchido pelas educadoras. Não foram encontradas diferenças significativas em função do sexo da criança para nenhuma das variáveis; a idade está positivamente associada com a competência social, e negativamente com o retraimento social. Quanto ao temperamento, a extroversão relacionou-se positivamente com a agressividade, a timidez com o retraimento social, e o controlo inibido com a competência social. Não se verificaram relações significativas entre a qualidade dos comportamentos maternos e as dimensões da competência social. Revela ser importante considerar, em investigações futuras, as caraterísticas dos comportamentos do pai, dado o crescente envolvimento paterno na prestação de cuidados, educação e desenvolvimento da criança.
The features of parenting and of the children themselves are aspects that have been presented as central in comprehending the variability of children’s social competence with their peers, in preschool age. However, it doesn’t seem to exist consensus in the obtained results and its interpretations. The present study’s main goal was to contribute to clarify the existing literature by analyzing, in a sample of 33 mother-child dyads, the relations between the mothers’ sensibility and intrusiveness, the child’s temperament, and the child’s social adjustment; three dimensions were considered: social competence, aggression, and social withdrawal. Mothers completed a sociodemographic questionnaire and the short version of Children’s Behavior Questionnaire. The Three Bags Task, a task of interaction between the mother and the child, allowed to analyze maternal sensibility and intrusiveness. The Social Competence and Behavior Evaluation Scale was completed by the kindergarten teachers. There weren’t found significant differences related to the child’s gender for any of the studied variables; age was positively associated with social competence, and negatively with social withdrawal. In what comes to temperament, extroversion was positively related to aggression, shyness with social withdrawal, and inhibitory control with social competence. There weren’t verified any significant relations between the quality of maternal behaviors and the dimensions of social competence. It has been revealed to be important to consider, in further investigations, the features of father’s behaviors, given the growing paternal involvement in the children’s day care, education and development.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/17701
Thesis identifier: 202041441
Designation: Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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