Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/17657
Autoria: Paraíso, Pedro Miguel Sabido
Orientação: Pereira, Leandro
Data: 29-Out-2018
Título próprio: Retorno de investimento de iniciativas de BPM
Referência bibliográfica: Paraíso, P. M. S. (2018). Retorno de investimento de iniciativas de BPM [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17657
Palavras-chave: Business Process Management (BPM)
Return On Investment (ROI)
Modelo ROI
Modelling
Business Process Management Notation (BPMN)
Maturidade do BPM
SROI (Social Return On Investment)
Business Proce
Gestão de processos de negócio
Estratégia de Investimento
Rendimento do investimento
Performance
Avaliação
Resumo: Esta dissertação tem como principal objetivo o estudo da importância da medição do ROI no BPM. Para isso, é importante averiguar a perceção dos benefícios associados à sua utilização do Business Process Management (BPM), a sua maturidade na organização, o peso no Budget da empresa e os fatores qualitativos que dificultam a sua mensuração. Pretende-se ainda estudar a relevância do Return On Investment (ROI), as suas principais barreiras de implementação para a avaliação de iniciativas de BPM, a frequência com que é usado ao longo dos projetos de investimento e/ou outras métricas que sejam usadas. É ainda pretendido criar um modelo conceptual que explique a valorização do BPM na organização. O BPM tem vindo ganhar maior importância nas estruturas organizacionais das empresas (Harmon, 2016). O BPM é um campo da gestão que tem vindo a ganhar maior relevância no mundo empresarial, com a crescente preocupação nos processos, na reengenharia destes e na eficiência e eficácia contínua (Cull & Eldabi, 2010). Esta preocupação tem alterado o foco das empresas no controlo dos processos em vigor (Ravesteyn, Zoet, Spekschoor, & Loggen, 2012); (Alotaibi, 2014), procurando perceber quais mecanismos que possam ser usados para torna-los mais eficientes, eficazes (Janssen, Nendels, Smit, & Ravesteyn, 2015) e centrados no cliente. Um método usado pelas organizações para aferir o retorno do investimento é o ROI. Assim como o BPM, o ROI tem sofrido evoluções ao longo da sua história de forma a conseguir corresponder às necessidades das empresas. No início da sua aplicação, apenas os valores monetários eram utilizados e analisados. Com o passar do tempo, as questões qualitativas têm vindo a ser introduzidas, através de modelos como o SROI, onde o valor “social” é analisado.
This dissertation has as main objective the study of the importance of measuring ROI in BPM. For this, it is important to verify the perceived benefits associated with its use of Business Process Management (BPM), its maturity in the organization, the weight in the company's Budget and the qualitative factors that make it difficult to measure it. It also intends to study the relevance of Return On Investment (ROI), its main implementation barriers for evaluating BPM initiatives, the frequency with which it is used throughout investment projects and / or other metrics that are used. It is also intended to create a conceptual model that explains the value of BPM in the organization. BPM has become increasingly important in organizational structures (Harmon, 2016). BPM is the field of management that has gained greater relevance in the business world, with increasing concern about processes, reengineering of processes and continuous efficiency and effectiveness (Cull & Eldabi, 2010). This concern has changed the company’s focus in the control of the processes (Ravesteyn, Zoet, Spekschoor, & Loggen, 2012); (Alotaibi, 2014), seeking to understand what mechanisms can be used to make them more efficient, effective (Janssen, Nendels, Smit, & Ravesteyn, 2015) and clientcentric. One method used to measure the return on investment is RO. Like BPM, ROI has undergone evolution throughout its history, in order to meet the companies needs. At the beginning of its application, only monetary values were used and analysed. Over time, qualitative questions have been introduced, through models such as SROI, where "social" value is analysed.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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