Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/17647
Autoria: Martins, João Rafael Serra
Orientação: Gonçalves, Gabriela
Pinto, Pedro
Data: 19-Nov-2018
Título próprio: O contexto do cinema: a arquitetura do cinema
Referência bibliográfica: Martins, J. R. S. (2018). O contexto do cinema: a arquitetura do cinema. [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17647
Palavras-chave: Arquitetura
Cinema
Cenografia
Criação artística
Trabalho de projeto
Trabalho prático
Alenquer Lisboa
Context
Architecture
Scenography
Spartacus
Blade Runner
Star Wars
Resumo: O pressuposto da presente dissertação consiste numa análise sintética das relações que se encontram entre a Arquitetura e o Cinema. São propostos vários argumentos que alegam que tanto um como o outro se tornam úteis, senão essenciais, para o progresso mútuo. Por um lado, a Arquitetura funciona como ponto de partida para o Cinema, na medida em que esta se assume como uma característica de determinada situação. O cinema irá servir-se dessa característica para poder contextualizar a narrativa, sendo, desta maneira, um local de aprendizagem. Por outro lado, o Cinema tem possibilidades muito mais extensas no que toca a criatividade arquitetónica, o que, por sua vez, permite que nele nasçam arquiteturas novas que inspirem os praticantes desta arte. O Cinema torna-se, portanto, um local de exploração e experimentação arquitetónica, sendo que aqui serão traduzidas as visões mais rebuscadas dos arquitetos. A análise de três casos de estudo demonstrará como estes argumentos são postos em prática de maneira a que, em última instância, seja verifcado que o conhecimento arquitetónico desempenha um papel fundamental na criação de flmes.
The point of this assignment consists of a synthetic analysis of the connections found between Architecture and Cinema. The proposed arguments state that both subjects become useful, if not essential, in each other’s mutual progress. On the one hand, Architecture works as a starting point for Cinema, as it is acknowledged as a feature of a certain circumstance. Cinema will use this feature in order to contextualize the narration, hence becoming a place of learning. On the other hand, Cinema has possibilities much more extensive concerning architecture creativity, which, in turn, allows the creation of new architectural styles that inspire the ones who create this art. Thus Cinema becomes a place of architectural exploration and experimentation, being that it’s here that the architect’s most far-fetched visions will be translated. The analysis of three case studies will demonstrate how these arguments are put into practice in order that, ultimately, it’s verified that architectural knowledge plays a fundamental role in film creation.
Designação do grau: Mestrado Integrado em Arquitetura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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