Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/1759
Autoria: Roda, João Pedro
Orientação: Correia, Eduardo
Data: 2009
Título próprio: Marketing político: análise do processo de decisão do eleitor
Referência bibliográfica: RODA, João Pedro - Marketing político: análise do processo de decisão do eleitor [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1759>.
Palavras-chave: Processo de decisão
Factor de decisão
Racionalidade
Eleitor decision process
Decision factor
Rationality
Voter
Resumo: Neste trabalho existem dois objectivos principais distintos. Em primeiro lugar procurase fazer uma análise descritiva do processo de decisão do eleitor ao longo das várias fases. Em segundo lugar, pretende-se analisar os modelos de decisão utilizados pelos eleitores, e o papel da racionalidade em todo o processo de decisão, bem como as suas limitações. Apesar de, à partida, a decisão de voto ter elevadas implicações para o indivíduo, pelo que teoricamente deveriam existir elevados níveis de envolvimento no processo de decisão, e consequentemente haver uma grande predominância de processos racionais neste, tanto a revisão bibliográfica como os dados provenientes do questionário aplicado, sugerem que o seu peso e papel varia de indivíduo para indivíduo. É assim suportada a perspectiva que factores como o contexto específico de cada processo eleitoral, a disponibilidade de informação necessária e relevante, a motivação dos indivíduos e o nível de instrução destes, têm um papel preponderante tanto na selecção do modelo de decisão a seguir, como na definição do papel da racionalidade em todo o processo. Por outro lado, é demonstrada a possibilidade de o processo de decisão de um número significativo de indivíduos, ser definido em função de factores como as “emoções”, os “valores”, o “hábito” e a “aprendizagem de comportamento”. O estudo sustentou-se essencialmente na recolha de dados relativos às disciplinas de Marketing, Política e Psicologia e nos resultados de um questionário aplicado via e-mail e presencialmente a uma amostra de 171 indivíduos.
In this work there are two distinct primary goals. In the first place it is pretended to seek to do a descriptive analysis of the voter decision process along several phases. In second place, it is intended to analyse the decision models used by the voters, and the place of rationality during the decision making process, as well as its limitations. Despite that, in the beginning, the decision to vote has high implications for the subject, that theoretically there should be a high level of involvement in the decision making process, and consequently having a great predominance of the rational processes, both the bibliographic revision as the data obtained from the applied questionnaire, suggest that the weight and the role vary among each individual. It is therefore supported the perspective that defend that factors like the specific context of each electoral process, the availabity of necessary and relevant information, the individuals motivation and their instruction level, have a prevailing role as much in the selection of the decision model to follow, as in the definition of rationality role along all the process. On the other hand, it is demonstrated that the possibility of the decision process in a meaningful number of individuals, is defined by attending to factors like "emotions", "values", "habit" and "behaviour learning". The study was sustained essentially in the data gathering related to the discipline of Marketing, Politics and Psychology and in the results of a questionnaire applied by email and in person to a sample of 171 individuals.
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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