Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/1759
acessibilidade
Title: Marketing político: análise do processo de decisão do eleitor
Authors: Roda, João Pedro
Orientador: Correia, Eduardo
Keywords: Processo de decisão
Factor de decisão
Racionalidade
Eleitor decision process
Decision factor
Rationality
Voter
Issue Date: 2009
Citation: RODA, João Pedro - Marketing político: análise do processo de decisão do eleitor [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1759>.
Abstract: Neste trabalho existem dois objectivos principais distintos. Em primeiro lugar procurase fazer uma análise descritiva do processo de decisão do eleitor ao longo das várias fases. Em segundo lugar, pretende-se analisar os modelos de decisão utilizados pelos eleitores, e o papel da racionalidade em todo o processo de decisão, bem como as suas limitações. Apesar de, à partida, a decisão de voto ter elevadas implicações para o indivíduo, pelo que teoricamente deveriam existir elevados níveis de envolvimento no processo de decisão, e consequentemente haver uma grande predominância de processos racionais neste, tanto a revisão bibliográfica como os dados provenientes do questionário aplicado, sugerem que o seu peso e papel varia de indivíduo para indivíduo. É assim suportada a perspectiva que factores como o contexto específico de cada processo eleitoral, a disponibilidade de informação necessária e relevante, a motivação dos indivíduos e o nível de instrução destes, têm um papel preponderante tanto na selecção do modelo de decisão a seguir, como na definição do papel da racionalidade em todo o processo. Por outro lado, é demonstrada a possibilidade de o processo de decisão de um número significativo de indivíduos, ser definido em função de factores como as “emoções”, os “valores”, o “hábito” e a “aprendizagem de comportamento”. O estudo sustentou-se essencialmente na recolha de dados relativos às disciplinas de Marketing, Política e Psicologia e nos resultados de um questionário aplicado via e-mail e presencialmente a uma amostra de 171 indivíduos.
In this work there are two distinct primary goals. In the first place it is pretended to seek to do a descriptive analysis of the voter decision process along several phases. In second place, it is intended to analyse the decision models used by the voters, and the place of rationality during the decision making process, as well as its limitations. Despite that, in the beginning, the decision to vote has high implications for the subject, that theoretically there should be a high level of involvement in the decision making process, and consequently having a great predominance of the rational processes, both the bibliographic revision as the data obtained from the applied questionnaire, suggest that the weight and the role vary among each individual. It is therefore supported the perspective that defend that factors like the specific context of each electoral process, the availabity of necessary and relevant information, the individuals motivation and their instruction level, have a prevailing role as much in the selection of the decision model to follow, as in the definition of rationality role along all the process. On the other hand, it is demonstrated that the possibility of the decision process in a meaningful number of individuals, is defined by attending to factors like "emotions", "values", "habit" and "behaviour learning". The study was sustained essentially in the data gathering related to the discipline of Marketing, Politics and Psychology and in the results of a questionnaire applied by email and in person to a sample of 171 individuals.
Description: Relatório de Dissertação
URI: http://hdl.handle.net/10071/1759
Designation: Mestrado em Marketing
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Capa_e_Subcapa.pdf49.01 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
Índice_Resumo_Agradecimentos pdf.pdf31.46 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
CORPO DO TRABALHO - FINAL 1.pdf905.22 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.